Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia.

Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, no estado de Assam, disse Jayanta Goswami, um oficial da vida selvagem, à Associated Press.

Na quinta-feira, o guarda florestal chegou ao local e encontrou 14 elefantes mortos no topo de uma colina e quatro no sopé. A reserva localiza-se no distrito de Nagaon.

As autoridades florestais e um legislador local, Jitu Goswami, disseram à Agence France-Presse que acreditavam que os elefantes morreram depois de um raio ter atingido a floresta.

Contudo, Soumyadeep Datta, um elemento do grupo de ativistas ambientais Nature’s Beckon, referiu que esse cenário era improvável, tendo por base imagens partilhadas nas redes sociais.

“O envenenamento pode estar por trás da morte dos elefantes”, escreveu Datta. “Temos que esperar o resultado da autópsia, que o departamento florestal fará em breve”, acrescentou.

Depois do incidente, uma equipa de veterinários e oficiais dirigiu-se ao local na sexta-feira junto com o ministro das florestas e meio ambiente de Assam, Parimal Shuklabaidya.

A Índia é o lar de quase 30.000 elefantes, cerca de 60% da população de elefantes asiáticos selvagens. Estima-se que 6.000, ou mais, elefantes selvagens asiáticos vivam em Assam, porém, frequentemente saem das suas zonas florestais em busca de comida.

Os ativistas ambientais pediram ao governo que evite a invasão de pessoas no território dos elefantes e estabeleça corredores gratuitos para os elefantes se moverem entre as florestas com segurança.

Nos últimos anos, registaram-se vários episódios em que elefantes selvagens entraram nas aldeias, destruíram plantações e mataram pessoas, recorda o The Guardian.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …