/

UE exige que AstraZeneca entregue 120 milhões de doses até ao fim de junho

1

Daniel Leal-Olivas / EPA

A União Europeia exige que a AstraZeneca entregue 120 milhões de doses da vacina contra a covid-19 até ao fim do próximo mês. As restantes 180 milhões serão entregues até ao final de setembro.

A União Europeia (UE) aceitou que a AstraZeneca entregue as 300 milhões de doses da vacina contra a covid-19 acordadas apenas no final de setembro e não até ao final de junho como estava previsto. No entanto, a UE exige que a farmacêutica entregue 120 milhões de doses até ao fim do próximo mês.

Segundo a Reuters, a informação foi avançada por um advogado que representa o bloco europeu, em declarações num tribunal belga.

Por sua vez, o advogado da AstraZeneca disse que a farmacêutica “espera” conseguir entregar 100 milhões de doses até doses até ao final de junho, mas não revelou se a proposta da União Europeia foi aceite ou não.

A União Europeia pediu em tribunal uma compensação simbólica no valor de um euro, por causa da violação de contrato por parte da farmacêutica.

A vacina da AstraZeneca tem registado atrasos na entrega, o que levou a UE a apresentar uma ação judicial contra o laboratório. A União Europeia ainda só recebeu 50 milhões de doses.

A próxima audiência em tribunal por quebra de contrato está marcada para dia 26 de maio escreve a TSF. Caso a AstraZeneca não consiga novamente cumprir o contrato, pode ser estipulado um novo valor de compensação.

A UE não renovou, por enquanto, o contrato com a AstraZeneca para fornecimento de vacinas contra a covid-19 depois de junho, indicou o comissário europeu do mercado interno, após ter sido anunciado novo contrato com a Pfizer.

“Não renovámos o contrato [com a AstraZeneca] para depois do mês de junho. Estamos a ver, veremos o que acontece”, afirmou o comissário Thierry Breton, em declarações à France Inter/France Info.

Daniel Costa, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.