//

Portugal arresta contas de amigos de Isabel dos Santos a pedido de Angola

Bruno Fonseca / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

A pedido das autoridades judiciárias de Angola, o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) arrestou as contas bancárias em Portugal de três amigos de Isabel dos Santos.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta segunda-feira, o arresto das contas de Mário Leite da Silva, Paula Oliveira e Sarju Raikundalia foi efetuado no âmbito de uma carta rogatória enviada de Angola para Portugal em janeiro de 2020.

As autoridades angolanas pediram o arresto preventivo em Portugal de bens de Isabel dos Santos e dos seus três amigos até ao valor total de 1,15 mil milhões de euros, como garantia de uma eventual indemnização futura a Angola.

O CM explica que Mário Leite da Silva era o principal gestor dos negócios da empresária angolana, Paula Oliveira foi sócia de Isabel do Santos em várias empresas e Sarju Raikundalia era o administrador da Sonangol quando Isabel dos Santos liderou a administração da empresa.

Além das contas bancárias, foram também arrestados depósitos a prazo, aplicações financeiras e dossiês de títulos associados a esses investimentos.

O arresto resulta de dois inquéritos-crime que correm em Angola: um em relação à transferência de mais de 131 milhões de dólares (108,5 milhões de euros) da Sonangol para o Dubai, após a exoneração da administração liderada por Isabel dos Santos em 15 de novembro de 2017; o outro relacionado com a joalharia De Grisogono, que era parcialmente detida pelo marido da empresária angolana, falecido em outubro após um acidente de mergulho.

Em causa estão os crimes de peculato, abuso de poder, participação económica em negócio e branqueamento de capitais.

No mês passado, autoridades dos Emirados Árabes Unidos terão comunicado à empresária Isabel dos Santos “o desejo” de que esta abandone “tão cedo quanto possível” o Dubai.

A Unidade de Inteligência Financeira Central dos Emirados Árabes Unidos contactou vários bancos que provavelmente têm contas de Isabel dos Santos, do falecido marido, Sindika Dokolo, e de um associado seu franco-congolês e amigo de infância, Konema Mwenenge.

O Emirates NBD congelou as contas de Mwenenge e, no início do mês de abri, dois outros bancos reportaram contas à Unidade de Inteligência Financeira.

O Mashreqbank congelou as contas corporativas e pessoais de Mwenenge.

Maria Campos, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.