Portugal arresta contas de amigos de Isabel dos Santos a pedido de Angola

Bruno Fonseca / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

A pedido das autoridades judiciárias de Angola, o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) arrestou as contas bancárias em Portugal de três amigos de Isabel dos Santos.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta segunda-feira, o arresto das contas de Mário Leite da Silva, Paula Oliveira e Sarju Raikundalia foi efetuado no âmbito de uma carta rogatória enviada de Angola para Portugal em janeiro de 2020.

As autoridades angolanas pediram o arresto preventivo em Portugal de bens de Isabel dos Santos e dos seus três amigos até ao valor total de 1,15 mil milhões de euros, como garantia de uma eventual indemnização futura a Angola.

O CM explica que Mário Leite da Silva era o principal gestor dos negócios da empresária angolana, Paula Oliveira foi sócia de Isabel do Santos em várias empresas e Sarju Raikundalia era o administrador da Sonangol quando Isabel dos Santos liderou a administração da empresa.

Além das contas bancárias, foram também arrestados depósitos a prazo, aplicações financeiras e dossiês de títulos associados a esses investimentos.

O arresto resulta de dois inquéritos-crime que correm em Angola: um em relação à transferência de mais de 131 milhões de dólares (108,5 milhões de euros) da Sonangol para o Dubai, após a exoneração da administração liderada por Isabel dos Santos em 15 de novembro de 2017; o outro relacionado com a joalharia De Grisogono, que era parcialmente detida pelo marido da empresária angolana, falecido em outubro após um acidente de mergulho.

Em causa estão os crimes de peculato, abuso de poder, participação económica em negócio e branqueamento de capitais.

No mês passado, autoridades dos Emirados Árabes Unidos terão comunicado à empresária Isabel dos Santos “o desejo” de que esta abandone “tão cedo quanto possível” o Dubai.

A Unidade de Inteligência Financeira Central dos Emirados Árabes Unidos contactou vários bancos que provavelmente têm contas de Isabel dos Santos, do falecido marido, Sindika Dokolo, e de um associado seu franco-congolês e amigo de infância, Konema Mwenenge.

O Emirates NBD congelou as contas de Mwenenge e, no início do mês de abri, dois outros bancos reportaram contas à Unidade de Inteligência Financeira.

O Mashreqbank congelou as contas corporativas e pessoais de Mwenenge.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …