Portugal arresta contas de amigos de Isabel dos Santos a pedido de Angola

Bruno Fonseca / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

A pedido das autoridades judiciárias de Angola, o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) arrestou as contas bancárias em Portugal de três amigos de Isabel dos Santos.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta segunda-feira, o arresto das contas de Mário Leite da Silva, Paula Oliveira e Sarju Raikundalia foi efetuado no âmbito de uma carta rogatória enviada de Angola para Portugal em janeiro de 2020.

As autoridades angolanas pediram o arresto preventivo em Portugal de bens de Isabel dos Santos e dos seus três amigos até ao valor total de 1,15 mil milhões de euros, como garantia de uma eventual indemnização futura a Angola.

O CM explica que Mário Leite da Silva era o principal gestor dos negócios da empresária angolana, Paula Oliveira foi sócia de Isabel do Santos em várias empresas e Sarju Raikundalia era o administrador da Sonangol quando Isabel dos Santos liderou a administração da empresa.

Além das contas bancárias, foram também arrestados depósitos a prazo, aplicações financeiras e dossiês de títulos associados a esses investimentos.

O arresto resulta de dois inquéritos-crime que correm em Angola: um em relação à transferência de mais de 131 milhões de dólares (108,5 milhões de euros) da Sonangol para o Dubai, após a exoneração da administração liderada por Isabel dos Santos em 15 de novembro de 2017; o outro relacionado com a joalharia De Grisogono, que era parcialmente detida pelo marido da empresária angolana, falecido em outubro após um acidente de mergulho.

Em causa estão os crimes de peculato, abuso de poder, participação económica em negócio e branqueamento de capitais.

No mês passado, autoridades dos Emirados Árabes Unidos terão comunicado à empresária Isabel dos Santos “o desejo” de que esta abandone “tão cedo quanto possível” o Dubai.

A Unidade de Inteligência Financeira Central dos Emirados Árabes Unidos contactou vários bancos que provavelmente têm contas de Isabel dos Santos, do falecido marido, Sindika Dokolo, e de um associado seu franco-congolês e amigo de infância, Konema Mwenenge.

O Emirates NBD congelou as contas de Mwenenge e, no início do mês de abri, dois outros bancos reportaram contas à Unidade de Inteligência Financeira.

O Mashreqbank congelou as contas corporativas e pessoais de Mwenenge.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …