/

Rio acusa Costa de hipocrisia em entrevista “rasteira”

4

José Coelho / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O presidente do PSD, Rui Rio, respondeu hoje à entrevista de “nível rasteiro” do primeiro-ministro, acusando António Costa de hipocrisia pelas críticas que lhe fez na área da justiça.

“Numa entrevista de nível rasteiro, António Costa critica o meu discurso do 25 de Abril e diz que o PSD quer atacar a independência do poder judicial. Diz isto, na semana em que o Parlamento Europeu o critica pela politização que fez na nomeação do procurador europeu.

Na entrevista ao DN, JN e TSF, o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, comparou Rui Rio a “um cata-vento” e alertou para os perigos democráticos da “contaminação do PSD pelas ideias do Chega”.

Que hipocrisia!”, afirmou Rio, num comentário de cinco linhas e 280 carateres na sua conta no Twitter.

António Costa afirmou que fica “um bocado perplexo com a facilidade com que alguns políticos comentam as decisões judiciais como os adeptos de um clube de futebol comentam a atuação de um árbitro e gostam da decisão se é [a favor] do seu clube e não gostam se não é”.

Os juízes e as magistraturas não são árbitros de futebol e os políticos não estão perante os tribunais como os adeptos de um clube estão perante um árbitro. Essa degradação do distanciamento da relação dos políticos com a Justiça é uma ameaça perigosa à independência do poder judicial”, disse António Costa.

O primeiro-ministro considerou ainda uma “ameaça efetiva” algumas das propostas de Rio na área da Justiça.

O presidente do PSD centrou a sua intervenção, na sessão solene do 25 de Abril na Justiça, na necessidade de “vontade política e ambição” para fazer as reformas necessárias ao país e apontar caminhos a “um regime doente”.

Na quinta-feira, o Parlamento Europeu expressou uma “profunda preocupação” pelas “informações erróneas” enviadas pelo Ministério da Justiça sobre as qualificações e a experiência do procurador José Guerra, que foi nomeado procurador europeu português pelo Conselho da União Europeia, apesar de se ter classificado em segundo lugar.

// Lusa

4 Comments

  1. Não conheço nenhum dos actuais políticos que não “sofra” de hipocrisia, o Costa sofre de hipocrisia e o senhor Rui Rio sofre de que? Quando propõe para deputado alguém que pagou para não ser preso, quando na direcção do seu partido tem um filiado no seu partido que pagou para lhe adiarem o julgamento isso é o que? Para ser ser sério e honesto não basta parecer é preciso ser, é por causa dos actuais políticos que a abstenção cada vez é maior mas não leio nem ouço nem um dirigente político falar para resolver o problema da abstenção querem é chegar ao poder a qualquer custo, já só quem acredita em vocês políticos são os fãs os restantes já há anos que deixamos de acreditar nos actuais políticos.

    • Essa é nova. Sempre ouvi dizer que “à mulher de César não basta ser, é preciso parecer”… Agora dizem que “não basta parecer, é preciso ser…” Está tudo virado ao contrário!

  2. Essa é nova. Sempre ouvi dizer que “à mulher de César não basta ser, é preciso parecer”… Agora dizem que “não basta parecer, é preciso ser…” Está tudo virado ao contrário!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.