O caso das moradas falsas de deputados com assento no Parlamento é uma “enorme hipocrisia”, considera o ex-assessor de Pedro Santana Lopes, Rui Calafate, notando que declarar um endereço errado pode garantir “mais dois mil euros por mês”.
“Não parecem deputados, parecem pilha-galinhas“, lamenta Rui Calafate, ex-jornalista e consultor de comunicação, no podcast “Maquiavel para Principiantes”, conforme declarações divulgadas pelo Jornal Económico.
“Isto das moradas falsas não é de hoje” e ” demonstra uma enorme hipocrisia“, entende o consultor que foi assessor de Pedro Santana Lopes no tempo em que este foi primeiro-ministro depois de já o ter assessorado na Câmara Municipal de Lisboa.
“O fornecimento de uma morada falsa pode levar um deputado a ganhar mais 2 mil euros por mês”, acrescenta Rui Calafate.
As palavras do consultor surgem no âmbito da investigação que decorre a vários deputados que terão declarado moradas falsas ao Parlamento.
O Ministério Público já pediu o levantamento da imunidade parlamentar aos visados, no sentido de poder ouvi-los enquanto suspeitos do crime de peculato.
Os deputados investigados são Elza Pais, Nuno Sá e Fernando Anastácio (PS), Pedro Roque, Duarte Pacheco, Paulo Neves e Carla Barros (PSD), Sandra Cunha (Bloco de Esquerda) e João Almeida (CDS).
A deputada bloquista já renunciou ao mandato no seguimento das notícias que surgiram sobre o caso.
Acredito que haja políticos honestos, só não os vejo em lado nenhum… O problema é fazerem sempre as coisas de maneira a beneficiarem das suas próprias leis, decretos e afins! Nunca são culpados, a lei é que tem falhas… A questão é que nunca são responsabilizados e depois agem impunemente! Acabam por descredibilizar a própria “classe”, mas não querem saber! Depois, a culpa é nossa, nós é que os elegemos (não é essa a desculpa de quem os defende?)…
A Culpa nao e dos deputados mas sim do povo que votam neles, facam como eu que nunca votei e agora com a idade que tenho ainda muito menos! pois todos nos sabemos que a politica pelo que se ve vao para la com os bolcos vazios e no fim de 5 anos ou mais saem de la com apartamentos bons carros boas vivendas e ainda oferecem aquilo que nao e deles as suas amigas, e amigos abram os olhos porque o que eles roubam e nosso na e deles Obrigado;
No mundo do xuxialismo isso são apenas trocos!
Certinho, isto é transversal a todos os partidos. Onde pára a justiça?
A justiça e a politica são amantes!
Como diz, é transversal a todos os partidos.
Há, apesar de tudo, uma diferença: uma renunciou de imediato ao mandato de deputada para que a investigação corra sem interferências.
Os restantes continuam a assobiar para o lado para ver se a crise passa.
O artista do CDS está todo indignado porque diz que desde 2015 mora em São João da Madeira – só que ele é deputado desde 2002 e “esqueceu-se” de dizer onde morou até 2015!….
Isso são peaners, como diria o treinador de futebol. As contas offshore levam-nos a ganhar milhões.
Plim, plim, plim. É sempre a faturar!!
Mais do mesmo…… e o dominador comum que origina isto tudo é sempre o mesmo: Jusiça inoperante, dsifuncional, arcaica e elitista. Enquanto não tivermos uma justiça e leis feitas por um organismo neutro sem partidos envolvidos nem lobby’s mas apenas com cidadãos isentos e neutros, não deixaremos de ter um país subdesenvolvido.