Sete dos 10 aeroportos mais movimentados do mundo situam-se na China. A análise ao ano de 2020 puxa para baixo o antigo aeroporto mais movimentado – o Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport nos Estados Unidos, que caiu para a segunda posição no ranking após 22 anos consecutivos em primeiro lugar.
Agora, quem ocupa o primeiro lugar é o Aeroporto Internacional Guangzhou Baiyun, na China. O aeroporto foi o mais movimentado do mundo em 2020, subindo para o primeiro lugar – uma subida bastante acentuada, uma vez que em 2019 se encontrava em 11º lugar.
As mudanças na lista dos 10 primeiros aeroportos mais movimentados devem-se sobretudo à diminuição do tráfego aéreo global em geral, consequência direta da pandemia de covid-19.
Ainda assim, o aeroporto de Guangzhou albergou 43,8 milhões de passageiros em 2020 – o que representa uma queda de 40% em relação a 2019. Atlanta, o mais movimentado de 2019, teve 42,9 milhões de passageiros no ano passado, uma queda abrupta de 61% em relação ao ano anterior.
De acordo com Patrick Lucas, vice-presidente da ACI World, acredita-se que a queda do aeroporto de Atlanta do primeiro lugar seja temporária, apenas “enquanto a indústria se recupera”.
Os aeroportos nas cidades chinesas de Chengdu, Shenzhen, Kunming, Xangai e Xi’an também estiveram entre os 10 primeiros em 2020.
Já o Aeroporto Internacional de Pequim, que frequentemente ocupava a segunda posição, caiu para sexto lugar na lista de 2020.
No ano passado, o tráfego de passageiros aéreos em todo o mundo caiu quase 65%, de acordo com dados do ACI, sendo que nos 10 aeroportos mais movimentados, o tráfego de passageiros desceu 46% em 2020.
“Os dados publicados hoje revelam o desafio que os aeroportos continuam a enfrentar, e continua a ser imperativo que a indústria seja apoiada através de apoio direto e decisões políticas sensatas, de modo a garantir que a aviação possa resistir”, frisa o diretor geral da ACI, Luis Felipe de Oliveira.
Ainda assim, a ACI não acredita que o tráfego global de passageiros se recupere aos níveis de 2019 ainda antes de 2024.
Segundo a CNN, nenhum aeroporto europeu esteve entre os dez primeiros em 2020. Londres, Paris, Dubai e Tóquio saíram da lista no ano passado.