/

Emirados Árabes Unidos anunciaram a primeira mulher astronauta da história do país

DR

Mohammed al-Mulla e Noura al-Matroushi

Nora Al-Matrooshi é a primeira mulher astronauta dos Emirados. A contratação é vista como um marco histórico para os Emirados Árabes Unidos. Nora foi escolhida para o programa Sheik Mohammed.

Os Emirados Árabes Unidos contrataram a primeira mulher astronauta. Nora Al-Matrooshi foi escolhida juntamente com Mohammed al-Mulla para integrar o programa espacial Sheik Mohammed.

A escolha dos dois astronautas foi feita depois de uma análise a mais de 4.000 candidatos que se inscreveram para participar no programa.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro e líder o Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, no Twitter.

“A nação proporcionou-me momentos inesquecíveis hoje. O meu objetivo é trabalhar duro para criar um roteiro de momentos históricos e conquistas que ficarão gravados para sempre na memória do nosso povo”, escreveu Al-Matrooshi na rede social.

Acrescentou ainda: “Agradeço a nossa sábia liderança e à equipa do Programa de Astronautas dos Emirados Árabes Unidos. Os preparativos e o trabalho começam agora”.

Nora Al-Matrooshi nasceu em 1993 e é formada em engenharia mecânica pela universidade dos Emirados Árabes Unidos. É engenheira na Companhia Nacional de Construção Petrolífera.

Já Al-Mulla, que nasceu em 1988, é piloto comercial e trabalha para a Polícia do Dubai, onde também comanda a divisão de treino, segundo o centro espacial.

Os dois novos astronautas vão agora treinar com a NASA de forma a estarem aptos para futuras missões no espaço, diz o CNN.

O país tem apostado bastante no espaço. De recordar que o ano passado, os Emirados Árabes Unidos revelaram que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.