//

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

3

World Economic Forum / Flickr

O emir do Dubai Mohammed bin Rashid Al Maktoum (segundo a contar da esquerda)

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024.

O desejo de pisar a lua é uma ambição de muitos países. Nos anos 60 os EUA foram os primeiros a dar este grande passo, através da sua missão Apollo 11. Agora, passados mais de 50 anos e após outras missões espaciais, são os Emirados Árabes Unidos que querem deixar o seu marco no satélite natural da Terra.

O sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, dos Emirados Árabes Unidos fez o anunciou através da rede social Twitter.

Na descrição pode ler-se que “participar da exploração à lua faz parte da estratégia espacial dos EAU de construir novas capacidades de conhecimento, e de construir quadros especializados, fazendo avançar o setor científico, técnico e de pesquisa do nosso país. O explorador lunar será construído 100% dentro do país e por engenheiros dos Emirados”.

A anúncio sobre a missão lunar acontece pouco depois de os Emirados Árabes Unidos terem iniciado a missão espacial a Marte, durante este ano. O veículo, que não deverá contar com tripulação, vai chamar-se “Rashid” em honra de Rashid bin Saeed Al Maktoum o pai do atual sheik.

Em julho, os Emirados Árabes Unidos lançaram a Hope Probe – a primeira missão interplanetária árabe a Marte. O orbitador deverá chegar ao Planeta Vermelho em fevereiro de 2021, o ano em que os Emirados Árabes Unidos celebram o seu jubileu de ouro.

Caso a missão à Lua venha a ser bem sucedida, os Emirados Árabes Unidos tornam-se no quarto país a efetuar missões lunares, depois dos Estados Unidos, ex-União Soviética e a República Popular da China.

  ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.