Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

World Economic Forum / Flickr

O emir do Dubai Mohammed bin Rashid Al Maktoum (segundo a contar da esquerda)

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024.

O desejo de pisar a lua é uma ambição de muitos países. Nos anos 60 os EUA foram os primeiros a dar este grande passo, através da sua missão Apollo 11. Agora, passados mais de 50 anos e após outras missões espaciais, são os Emirados Árabes Unidos que querem deixar o seu marco no satélite natural da Terra.

O sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, dos Emirados Árabes Unidos fez o anunciou através da rede social Twitter.

Na descrição pode ler-se que “participar da exploração à lua faz parte da estratégia espacial dos EAU de construir novas capacidades de conhecimento, e de construir quadros especializados, fazendo avançar o setor científico, técnico e de pesquisa do nosso país. O explorador lunar será construído 100% dentro do país e por engenheiros dos Emirados”.

A anúncio sobre a missão lunar acontece pouco depois de os Emirados Árabes Unidos terem iniciado a missão espacial a Marte, durante este ano. O veículo, que não deverá contar com tripulação, vai chamar-se “Rashid” em honra de Rashid bin Saeed Al Maktoum o pai do atual sheik.

Em julho, os Emirados Árabes Unidos lançaram a Hope Probe – a primeira missão interplanetária árabe a Marte. O orbitador deverá chegar ao Planeta Vermelho em fevereiro de 2021, o ano em que os Emirados Árabes Unidos celebram o seu jubileu de ouro.

Caso a missão à Lua venha a ser bem sucedida, os Emirados Árabes Unidos tornam-se no quarto país a efetuar missões lunares, depois dos Estados Unidos, ex-União Soviética e a República Popular da China.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas querem usar bombas nucleares para desviar asteróides (mas nem todas servem)

Os cientistas querem usar bombas para desviar asteróides que se aproximam perigosamente da Terra. Contudo, um novo estudo revelou que nem todas as bombas nucleares servem e é preciso escolher a correta. Uma colaboração entre o …

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …