Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024.
O desejo de pisar a lua é uma ambição de muitos países. Nos anos 60 os EUA foram os primeiros a dar este grande passo, através da sua missão Apollo 11. Agora, passados mais de 50 anos e após outras missões espaciais, são os Emirados Árabes Unidos que querem deixar o seu marco no satélite natural da Terra.
O sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, dos Emirados Árabes Unidos fez o anunciou através da rede social Twitter.
Na descrição pode ler-se que “participar da exploração à lua faz parte da estratégia espacial dos EAU de construir novas capacidades de conhecimento, e de construir quadros especializados, fazendo avançar o setor científico, técnico e de pesquisa do nosso país. O explorador lunar será construído 100% dentro do país e por engenheiros dos Emirados”.
A anúncio sobre a missão lunar acontece pouco depois de os Emirados Árabes Unidos terem iniciado a missão espacial a Marte, durante este ano. O veículo, que não deverá contar com tripulação, vai chamar-se “Rashid” em honra de Rashid bin Saeed Al Maktoum o pai do atual sheik.
Em julho, os Emirados Árabes Unidos lançaram a Hope Probe – a primeira missão interplanetária árabe a Marte. O orbitador deverá chegar ao Planeta Vermelho em fevereiro de 2021, o ano em que os Emirados Árabes Unidos celebram o seu jubileu de ouro.
Caso a missão à Lua venha a ser bem sucedida, os Emirados Árabes Unidos tornam-se no quarto país a efetuar missões lunares, depois dos Estados Unidos, ex-União Soviética e a República Popular da China.
Espero que não se esqueçam de actualizar os módulos de aviónica no foguetão, para que não caia em Israel …
Lua esta tirbar se pequena para tao grandes ambicoes e poder.
Nao sei se vai sobreviver a suberba humana.
Mais um país manhoso, uma ditadura onde nem sequer sabem viver de forma civilizada na Terra, a quer ir a Lua!…
Lindo…