//

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares “para evitar envergonhar Harry”

AFP

Príncipe Harry

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida “para evitar envergonhar” o príncipe Harry.

Segundo o The Sun, a decisão terá partido da rainha Isabel II, sendo sua vontade que, para evitar constrangimentos, todos os membros da família optem pelo traje civil no funeral do príncipe Filipe, que morreu na passada sexta-feira aos 99 anos.

A decisão terá tido como fator impulsionador o facto do filho de Carlos não poder usar uniformes militares, mas também devido ao príncipe André.

De acordo com o Daily Telegraph, ocorreram “discussões intensas” no seio da família real sobre a questão dos uniformes dos dois elementos.

No caso de Harry, quando decidiu deixar de ser um membro sénior da família real, o duque de Sussex perdeu todos os títulos militares. Assim, o príncipe seria a único homem da família real a não usar o uniforme militar, embora tenha feito duas missões no Afeganistão.

Em ocasiões formais anteriores, como no seu casamento, Harry, usou o uniforme dos Blues and Royals, o seu antigo regimento do exército.

Ainda assim, o protocolo estabelece que deve usar um traje civil, podendo usar as suas medalhas, como escreve o The Guardian.

A questão do uniforme militar também poderia suscitar divergências em relação ao príncipe André, filho de Isabel II. O duque de York, que serviu na guerra das Malvinas, está afastado das funções reais, na sequência da polémica amizade com Jeffrey Epstein, empresário norte-americano acusado de tráfico sexual.

A decisão fará com que a família real se apresente numa frente unida, enquanto o funeral terá um forte elemento militar devido ao passado do príncipe Filipe como comandante da Marinha Real Britânica.

É no funeral do avô, o duque de Edimburgo, que o príncipe Harry será visto pela primeira vez em público com a família real desde que ele e a mulher, Meghan Markle, deram uma polémica entrevista a Oprah Winfrey, em que fizeram várias críticas à família real britânica.

Meghan Markle não irá marcar presença no funeral, que será realizado no próximo sábado, dia 17 de abril, uma vez que, de acordo com a imprensa internacional, terá sido aconselhada pelo seu médico a não fazer longas viagens.

Os duques de Sussex encontram-se agora à espera do segundo filho, que se irá juntar a Archie.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.