No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares “para evitar envergonhar Harry”

AFP

Príncipe Harry

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida “para evitar envergonhar” o príncipe Harry.

Segundo o The Sun, a decisão terá partido da rainha Isabel II, sendo sua vontade que, para evitar constrangimentos, todos os membros da família optem pelo traje civil no funeral do príncipe Filipe, que morreu na passada sexta-feira aos 99 anos.

A decisão terá tido como fator impulsionador o facto do filho de Carlos não poder usar uniformes militares, mas também devido ao príncipe André.



De acordo com o Daily Telegraph, ocorreram “discussões intensas” no seio da família real sobre a questão dos uniformes dos dois elementos.

No caso de Harry, quando decidiu deixar de ser um membro sénior da família real, o duque de Sussex perdeu todos os títulos militares. Assim, o príncipe seria a único homem da família real a não usar o uniforme militar, embora tenha feito duas missões no Afeganistão.

Em ocasiões formais anteriores, como no seu casamento, Harry, usou o uniforme dos Blues and Royals, o seu antigo regimento do exército.

Ainda assim, o protocolo estabelece que deve usar um traje civil, podendo usar as suas medalhas, como escreve o The Guardian.

A questão do uniforme militar também poderia suscitar divergências em relação ao príncipe André, filho de Isabel II. O duque de York, que serviu na guerra das Malvinas, está afastado das funções reais, na sequência da polémica amizade com Jeffrey Epstein, empresário norte-americano acusado de tráfico sexual.

A decisão fará com que a família real se apresente numa frente unida, enquanto o funeral terá um forte elemento militar devido ao passado do príncipe Filipe como comandante da Marinha Real Britânica.

É no funeral do avô, o duque de Edimburgo, que o príncipe Harry será visto pela primeira vez em público com a família real desde que ele e a mulher, Meghan Markle, deram uma polémica entrevista a Oprah Winfrey, em que fizeram várias críticas à família real britânica.

Meghan Markle não irá marcar presença no funeral, que será realizado no próximo sábado, dia 17 de abril, uma vez que, de acordo com a imprensa internacional, terá sido aconselhada pelo seu médico a não fazer longas viagens.

Os duques de Sussex encontram-se agora à espera do segundo filho, que se irá juntar a Archie.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …