Apenas 30 pessoas podem ir ao funeral do príncipe Filipe. Eis os convidados

Em altura de pandemia, o funeral do príncipe Filipe será discreto e reservado aos mais próximos. Assim sendo, e de modo a cumprir as normas de segurança, apenas 30 pessoas estarão presentes no último adeus ao marido da rainha.

Mesmo antes da sua morte, o duque de Edimburgo já tinha realçado junto da Casa Real que fazia questão de que as suas cerimónias fúnebres se realizassem de forma discreta.

Ainda assim, o recato para o funeral do príncipe consorte de Isabel II implicava ter na Capela de S. Jorge, em Windsor, em torno de 800 pessoas, incluindo chefes de Estado vindos de todo o mundo, membros do Governo britânico e Parlamento e as altas patentes militares.

Contudo, a covid-19 trocou a volta aos planos e Filipe vai ter uma cerimónia ainda mais pequena do que seria esperado. No funeral apenas poderão comparecer 30 pessoas, ainda que este vá ser transmitido pela televisão, relembra o Público.

Numa altura em que faltam poucos dias para a derradeira despedida, a imprensa britânica avança com uma provável composição do grupo de convidados, numa altura em que duas ausências já estão confirmadas: Meghan Markle, que, pelo facto de estar grávida, não terá tido autorização médica para fazer uma viagem de longo curso, e do primeiro-ministro Boris Johnson que, devido às restrições impostas, optou por ceder o seu lugar à família.

Além da rainha e dos quatro filhos do casal (Carlos, Ana, André e Eduardo), é expectável que marquem presença a mulher de Carlos, Camilla, o marido de Ana, Timothy Laurence e a mulher de Eduardo, Sofia.

Apesar de André e da ex-mulher Sarah Ferguson serem próximos, a presença da última não é certa. Contudo, as filhas do casal, as princesas Beatrice e Eugenie, e os respetivos maridos (Edoardo Mapelli Mozzi e Jack Brooksbank, respetivamente) deverão marcar presença.

William aparecerá sem dúvida com Kate Middleton, enquanto a presença do cônjuge de Zara Tindall, o ex-jogador de râguebi Mike Tindall, está em dúvida. Já Peter Phillips, que se divorciou recentemente, também se deverá apresentar sozinho.

Os filhos de Eduardo e Sofia, Louise, de 17 anos, e James, de 13, acompanharão os pais.

Os dez bisnetos de Filipe, com idades compreendidas entre os dez anos e as três semanas, não marcarão presença na cerimónia.

Assim sendo os restantes dez lugares deverão ser ocupados pelos sobrinhos de Isabel II, os filhos da falecida princesa Margarida, David Albert Charles Armstrong-Jones e Sarah Chatto.

Poderão ser incluídos os primos, também netos de Jorge V (1865-1936): a princesa Alexandra, o duque e a duquesa de Gloucester, o duque e a duquesa de Kent e o príncipe e a princesa de Kent.

O secretário pessoal do duque, Archie Miller-Bakewell, que se encontrava ao seu serviço desde 2010 e a quem foi reconhecida uma enorme lealdade, deverá ser o único não familiar presente na cerimónia.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …