/

Apenas 30 pessoas podem ir ao funeral do príncipe Filipe. Eis os convidados

Em altura de pandemia, o funeral do príncipe Filipe será discreto e reservado aos mais próximos. Assim sendo, e de modo a cumprir as normas de segurança, apenas 30 pessoas estarão presentes no último adeus ao marido da rainha.

Mesmo antes da sua morte, o duque de Edimburgo já tinha realçado junto da Casa Real que fazia questão de que as suas cerimónias fúnebres se realizassem de forma discreta.

Ainda assim, o recato para o funeral do príncipe consorte de Isabel II implicava ter na Capela de S. Jorge, em Windsor, em torno de 800 pessoas, incluindo chefes de Estado vindos de todo o mundo, membros do Governo britânico e Parlamento e as altas patentes militares.

Contudo, a covid-19 trocou a volta aos planos e Filipe vai ter uma cerimónia ainda mais pequena do que seria esperado. No funeral apenas poderão comparecer 30 pessoas, ainda que este vá ser transmitido pela televisão, relembra o Público.

Numa altura em que faltam poucos dias para a derradeira despedida, a imprensa britânica avança com uma provável composição do grupo de convidados, numa altura em que duas ausências já estão confirmadas: Meghan Markle, que, pelo facto de estar grávida, não terá tido autorização médica para fazer uma viagem de longo curso, e do primeiro-ministro Boris Johnson que, devido às restrições impostas, optou por ceder o seu lugar à família.

Além da rainha e dos quatro filhos do casal (Carlos, Ana, André e Eduardo), é expectável que marquem presença a mulher de Carlos, Camilla, o marido de Ana, Timothy Laurence e a mulher de Eduardo, Sofia.

Apesar de André e da ex-mulher Sarah Ferguson serem próximos, a presença da última não é certa. Contudo, as filhas do casal, as princesas Beatrice e Eugenie, e os respetivos maridos (Edoardo Mapelli Mozzi e Jack Brooksbank, respetivamente) deverão marcar presença.

William aparecerá sem dúvida com Kate Middleton, enquanto a presença do cônjuge de Zara Tindall, o ex-jogador de râguebi Mike Tindall, está em dúvida. Já Peter Phillips, que se divorciou recentemente, também se deverá apresentar sozinho.

Os filhos de Eduardo e Sofia, Louise, de 17 anos, e James, de 13, acompanharão os pais.

Os dez bisnetos de Filipe, com idades compreendidas entre os dez anos e as três semanas, não marcarão presença na cerimónia.

Assim sendo os restantes dez lugares deverão ser ocupados pelos sobrinhos de Isabel II, os filhos da falecida princesa Margarida, David Albert Charles Armstrong-Jones e Sarah Chatto.

Poderão ser incluídos os primos, também netos de Jorge V (1865-1936): a princesa Alexandra, o duque e a duquesa de Gloucester, o duque e a duquesa de Kent e o príncipe e a princesa de Kent.

O secretário pessoal do duque, Archie Miller-Bakewell, que se encontrava ao seu serviço desde 2010 e a quem foi reconhecida uma enorme lealdade, deverá ser o único não familiar presente na cerimónia.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.