/

Anónimo e “sem filtros”. Magina da Silva envia questionário a agentes da PSP para saber o que pensam dele

José Sena Goulão / Lusa

Um ano depois de ser nomeado diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), Manuel Augusto Magina da Silva quer saber o que os polícias e subordinados pensam dele.

De acordo com o Diário de Notícias, Magina da Silva enviou um e-mail a 19 mil polícias e pessoal técnico de apoio à atividade operacional a pedir que classifiquem a sua atuação enquanto líder.

“À semelhança do que já fiz com os comandantes e diretores, numa perspetiva de melhoria pessoal e profissional, é para mim importante avaliar, de forma direta e sem filtros, a perceção que tendes sobre a forma como tenho cumprido as minhas funções, dentro da minha esfera de competências, em áreas que considero serem importantes para o desempenho de um bom comando e liderança”, pode ler-se no email.

Na mesma mensagem, o diretor nacional da PSP refere a “importância do contributo esclarecido, honesto e sincero“, porque só dessa forma e “juntos” é possível “a materialização da visão – “Uma Polícia integral, humana, forte, coesa e ao serviço do Cidadão”.

Com isto em mente, Magina da Silva enviou também um questionário anónimo e confidencial, que terá de ser respondido até ao dia 26 de março.

Há cerca de um mês, o diretor nacional enviou também um questionário aos comandantes e chefes de departamento da PSP.

Segundo o mesmo jornal, esta iniciativa está a ser interpretada internamente como uma tentativa de perceber que apoio pode ter dos seus oficiais e das bases, caso o Ministério da Administração Interna decida substituí-lo. Isto foi ponderado das polémicas declarações que fez em Belém sobre a suposta fusão do SEF e da PSP que estaria a ser estudada pelo Governo.

Este questionário, recorda ainda o DN, acontece cerca de duas semanas de uma decisão polémica do chefe máximo da PSP, que causou revolta entre a força policial. Magina da Silva suspendeu por 10 dias Manuel Morais, agente do Corpo de Intervenção, ex-sindicalista e ativista antirracista, por ter chamado “aberração” a André Ventura no Facebook e ter defendido a “decapitação” dos racistas.

Magina da Silva foi nomeado diretor nacional da PSP em janeiro de 2020 e tomou posse no dia 3 de fevereiro.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.