/

Certificados de circulação entre concelhos à venda na Internet por 40 euros

Estela Silva / EPA

GNR

As autoridades nacionais detetaram na Darknet um site especializado na venda de certificados de deslocação entre concelhos. Os documentos permitem assim evitar as limitações ditadas pelo estado de emergência.

Como avança o Expresso, fontes ligadas à investigação indicam que o site estava a vender certificados para deslocação entre concelhos a 40 euros por unidade.

O exemplar apresentado aos potenciais compradores tinha associado o grafismo e a denominação de uma empresa e estava redigido na versão europeia do Português, assim como o site que foi desenvolvido para o efeito. As autoridades ainda não conseguiram apurar quantos certificados falsificados estão disponíveis para compra neste site criado por burlões.

Segundo o Expresso, os responsáveis pelo acompanhamento do caso referem que o site demonstrou um funcionamento intermitente. Os falsos certificados podiam ser comprados através de uma simples transação eletrónica. O caso está em investigação – pelo que ainda não há suspeitos identificados.

Como o site se encontra na Darknet – uma área da Internet que normalmente é associada ao submundo do crime por facilitar o anonimato e elimina rastos digitais – também poderá tornar mais complexa a identificação dos criadores deste site.

Dentro da legalidade, os certificados de deslocação entre concelhos são emitidos por entidades patronais para garantir que os respetivos profissionais, devido às funções que desempenham, podem circular entre concelhos.

O Estado de Emergência que vigora atualmente em Portugal não permite que os portugueses circulem entre concelhos aos fins de semana. Esta situação tem feito com que as autoridades tenham contabilizado várias infrações nas últimas semanas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.