/

Auditoria da Deloitte chega às mãos do Governo até março (e vai decidir injeção no Novo Banco)

António Cotrim / Lusa

A auditoria da Deloitte ao Novo Banco vai ser entregue ao Governo até final de março e será decisiva para uma eventual nova transferência do Fundo de Resolução para o banco.

Fonte do Executivo disse ao Público que “final de março é a data de referência fixada entre o Governo e a Deloitte. A auditoria especial ao Novo Banco incide sobre os resultados de 2019, que apresentaram prejuízos de 1058,8 milhões de euros, tendo dado origem a uma injeção de capital de 1037 milhões de euros, em maio de 2020.

Sempre que há injeção de dinheiros públicos, o Governo fica obrigado por lei a desencadear a realização de uma auditoria aos atos de gestão que conduziram àquelas perdas. Com os dados da auditoria na mão, o Executivo espera tomar decisões sobre uma eventual nova chamada de capital referente ao ano de 2020, para executar em maio de 2021.

A intenção já tinha sido transmitida pelo ministro da Economia, João Leão, que em entrevista ao Jornal de Negócios estabeleceu a relação entre a auditoria e a nova injeção. “Há uma outra auditoria, que manda a lei fazer, que esperemos que esteja concluída em breve, que tem de preceder qualquer transferência que o Fundo de Resolução faça para o Novo Banco”, disse.

Além da auditoria da Deloitte, está em curso outra do Tribunal de Contas (TdC), pedida pelo Parlamento que invocou interesse público para pedir rapidez à equipa de auditoria do TdC, mas que não tem prazo para estar concluída.

O Público escreve ainda que, ao mesmo tempo, decorre no Parlamento uma comissão de inquérito para avaliar as perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução. A pandemia tem adiado o prazo final para as conclusões da comissão de inquérito.

Quando for entregue ao Governo, a auditoria da Deloitte será enviada para o Parlamento. O diário sabe que o documento seguirá como confidencial, mas já está a ser preparada pela consultora uma versão não confidencial, expurgada das matérias sujeitas a segredo, que possa ser publicada pela Assembleia da República.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.