Auditoria da Deloitte chega às mãos do Governo até março (e vai decidir injeção no Novo Banco)

António Cotrim / Lusa

A auditoria da Deloitte ao Novo Banco vai ser entregue ao Governo até final de março e será decisiva para uma eventual nova transferência do Fundo de Resolução para o banco.

Fonte do Executivo disse ao Público que “final de março é a data de referência fixada entre o Governo e a Deloitte. A auditoria especial ao Novo Banco incide sobre os resultados de 2019, que apresentaram prejuízos de 1058,8 milhões de euros, tendo dado origem a uma injeção de capital de 1037 milhões de euros, em maio de 2020.

Sempre que há injeção de dinheiros públicos, o Governo fica obrigado por lei a desencadear a realização de uma auditoria aos atos de gestão que conduziram àquelas perdas. Com os dados da auditoria na mão, o Executivo espera tomar decisões sobre uma eventual nova chamada de capital referente ao ano de 2020, para executar em maio de 2021.

A intenção já tinha sido transmitida pelo ministro da Economia, João Leão, que em entrevista ao Jornal de Negócios estabeleceu a relação entre a auditoria e a nova injeção. “Há uma outra auditoria, que manda a lei fazer, que esperemos que esteja concluída em breve, que tem de preceder qualquer transferência que o Fundo de Resolução faça para o Novo Banco”, disse.

Além da auditoria da Deloitte, está em curso outra do Tribunal de Contas (TdC), pedida pelo Parlamento que invocou interesse público para pedir rapidez à equipa de auditoria do TdC, mas que não tem prazo para estar concluída.

O Público escreve ainda que, ao mesmo tempo, decorre no Parlamento uma comissão de inquérito para avaliar as perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução. A pandemia tem adiado o prazo final para as conclusões da comissão de inquérito.

Quando for entregue ao Governo, a auditoria da Deloitte será enviada para o Parlamento. O diário sabe que o documento seguirá como confidencial, mas já está a ser preparada pela consultora uma versão não confidencial, expurgada das matérias sujeitas a segredo, que possa ser publicada pela Assembleia da República.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …