/

Qual será a próxima crise? Bill Gates prevê as próximas duas grandes ameaças à humanidade

48

Thomas Hawk / Flickr

O milionário Bill Gates, fundador da Microsoft

Seis anos depois de ter alertado para a possibilidade de uma pandemia mundial, o co-fundador da Microsoft Bill Gates veio declarar o que acredita que poderiam ser os próximos dois desastres mortais a ameaçar a humanidade.

A TedTalk de 2015 de Bill Gates, intitulada “O próximo surto? Não estamos prontos”, ganhou força em março de 2020, depois que de a pandemia de covid-19 ter paralisado o mundo. Após a prevenção de um surto global do vírus do ébola em 2014, Gates alertou as pessoas sobre uma futura pandemia e como o mundo deve estar bem equipado para enfrentá-la.

Em entrevista a Derek Muller, apresentador do canal do YouTube Veritasium, o filantropo Bill Gates refletiu sobre a sua famosa previsão, falou sobre como se sente sobre estar certo sobre a pandemia e adiantou o que poderão ser os próximos dois desastres a ameaçar a humanidade: as alterações climáticas e o bioterrorismo.

“Não existe um sentimento bom em algo assim”, disse Bill Gates, acrescentando que ocasionalmente olha para trás e questiona-se se poderia ter sido mais persuasivo. Questionado sobre se previu um surto global em 2015, Gates explicou que, com muitos vírus respiratórios existentes no mundo, era inevitável que um vírus muito infeccioso causasse uma pandemia em algum ponto.

“Existem vários vírus respiratórios e, de tempos em tempos, um aparecerá”, disse Gates. “As doenças respiratórias são muito assustadoras porque ainda se anda numa avião ou num autocarro enquanto infeccioso, ao contrário de algumas outras doenças como o ébola, onde se está principalmente numa cama de hospital no momento em que a carga viral infeta outras pessoas.”

Quando questionado sobre qual poderia ser o próximo desastre para o qual não estamos preparados, Gates apontou dois que se encaixam no projeto, expressando as suas preocupações sobre um possível futuro que poderia ser ainda mais severo do que a atual pandemia.

“Um é a mudança climática. Todos os anos, isso representaria um número de mortes ainda maior do que [o que] tivemos nesta pandemia”, disse, acrescentando que a outra ameaça é o “bioterrorismo. Quem quiser causar danos pode engendrar um vírus e isso significa o custo e a hipótese de chegar a isto é maior do que epidemias de origem natural como a atual”.

Questionado sobre se os humanos conseguiria deter a próxima pandemia graças às lições aprendidas nesta, Gates foi categórico: “não”. “Haverá mais pandemias”, disse Gates, acrescentado acreditar que outra pandemia ainda poderia criar o caos, mas manteve a esperança de que, se as pessoas aprendessem com a pandemia e se adaptassem, as coisas poderiam mudar para melhor.

Maria Campos, ZAP //

 

 

48 Comments

  1. Ou ele é profeta, ou ele tem informações preveligiadas não se sabe da onde e de quem, ou tem interesses pessoais, ou está fazendo terrorismo, ou é um louco mesmo.

    Ele e todos envolvidos acertam na primeira profecia o mundo está um caos, vamos esperar ele fazer a terceira, quarta, quinta profecia, sexta…………….

    • Não. Ele é uma pessoa informada, ao contrário de muitos comentadores de notícias online. Foi apenas uma de muitas pessoas informadas a alertar para este perigo, que era algo óbvio e só surpreendeu os menos informados. A diferença é que se trata de uma pessoa mais conhecida do que a média.

      • O homem só prevê aquilo do qual ele próprio investiu. Como o Coronavírus.
        Este é o mesmo ser que, juntamente com a esposa, quando falam das desgraças e mortes de outros seres humanos estão constantemente com um sorriso enorme nos lábios.
        Se informado refere ao dinheiro (centenas de milhões de dólares) investido em todas as grandes organizações mundiais para fazerem o que ele quer com a ameaça se não o fizerem corta nos “donativos”, então tem toda a razão.
        Só para a OMS o segundo maior contribuidor para esta organização.
        Só no ano de 2020, ele contribuiu mais de $250 milhões nos média para poder “vender” a sua vacina contra o Covid (que não é contra absolutamente nada). E no qual já admitiu publicamente que “as vacinas são o meu melhor investimento, ganho no mínimo 20 vezes o meu investimento”.
        Em 2010, quando Gates comprometeu $10 bilhões à OMS, ele disse: “Devemos fazer esta a década das vacinas”. Um mês depois, Gates disse numa palestra TED que “as novas vacinas poderiam reduzir a população mundial”. E, quatro anos depois, em 2014, a Associação de Médicos Católicos do Quênia acusou a OMS de esterilizar química de milhões de mulheres quenianas relutantes com uma campanha de vacina contra o “tétano”.
        O Gates é o tal que roubou a Microsoft dos restantes fundadores depois de enriquecer à custa dos mesmos. E se não fosse o amante da mãe, na altura o CEO da IBM, a adquirir o software da Microsoft para instalar nos seus PC’s. Ainda hoje andava a viver numa garagem e a viver à base de pizza e Pepsi.
        E antes que atiram o sempre utilizado “teorias da conspiração”. Que veio a público com estas informações for o próprio CEO da IBM, amante da mãe do Gates.
        Basta relembrar que ele é o mesmo tipo que inventou o primeiro vírus para seguir vender-vos o Anti-Vírus. A mesma táctica que está a utilizar agora com o Covid.

      • Um acto terrorrista. A Economia é o centro das ATENÇÕES.
        Estes, e uns outros Senhores, que se cuidem.
        Quantas pessoas existem mundialmente ?
        Quantos governam?

        Cuidem-se. Natureza e alguém bem no alto, independemente das Religiões pode não gostar .
        O Povo é a MAIORIA: Pressão Psicologica, ESCRAVIDÃO, FOME … Gera, provoca um mau estar e é o QUE está acontecer e vem a caminho, Terceira guerra Mundial.
        Não precisamos de alguém que saiba advinhar.
        Paciência, tolerância tem limites.
        Somos animais racionais ou Irracionais?

      • Caro Jose, quanto ao óbvio, sugiro o comentário do utilizador chamado “Leitor”, em baixo. Cumprimentos.

    • Não é preciso ser um grande génio para fazer este tipo de previsões. É uma questão de probabilidades. Já houve outras ameaças, simplesmente foram circunscritas antes de se tornarem globais. Já dizia o ditado:

      «Tantas vezes vai o cântaro à fonte, que um dia lá deixa a asa»’

      Só quem nega o evidente (como as alterações climáticas) é que pode achar que viveremos sempre e para sempre num paraíso onde não existirão problemas que nos afectam e onde podemos fazer o que nos dá na real gana porque “somos livres”. Mas a nossa liberdade acaba onde a dos outros começa, portanto, é melhor que comecemos a saber respeitar-nos uns aos outros e a fazer o que for preciso fazer, com o sacrifício que for preciso, para que não venham males maiores.

  2. Há coincidências muito estranhas. O Bill tem interesses também na indústria farmacêutica e ganha fortunas com as vacinas. Só coincidência?
    Também prevê, vagamente, o futuro. Coincidência!
    A fortuna dele e muitos outros aumenta. O comum dos mortais está em risco de passar fome, ou já lá chegou. Coincidências…

    • O Bill ganha fortunas com as vacinas?!
      Quem te contou essa?
      O que não é coincidência é o facto dos retardados espalharam todos as mesmas mentiras!…

      • Se tivesses feito um pouco de pesquisa em vez de andares a insultar tudo e todos a chamar-lhes de retardados e mentirosos. Sabias que ELE próprio o disse.
        Mas o ignorante é assim mesmo. Devido à sua ignorância, insulta sempre quem sabe mais do que ele.

      • Eu não quis insultar…
        Apenas acho que estes mal-dizeres não vão mudar o mundo para melhor.

      • Caro John, ver o Facebook, YouTube e sites da conspiração não é “pesquisa”. Começar por entender o significado da palavra “pesquisa” é um bom começo para ter uma noção mais ou menos aproximada da realidade. Cumprimentos.

    • se ouviste na tv com certeza foi so na tua.
      o que mostrou nas tv’s foi que ele deu milhoes para ps cientistas descobrirem uma cura para co virus.
      mas qualquer pessoa pode prever o futuro.
      basta ver como as coisas acontecem que ate uma criança pode dizer que o clima está mudado, que poderá haver mais virus, etc
      nao precisa ser um grande cerebro para adivinhar o futuro da humanidade.
      quando os humanos continuarem a tratar mal o planeta terra, tudo é possivel.
      basta ver as noticias em que paises nunca na vida tiveram tornamos, tempestades, etc, estao a começar a ter e tudo por causa do clima

  3. Se calhar o homem tem cérebro, provavelmente andam todos a assobiar para o ar e a fingir que não existe aquecimento global e quando for realmente irreversível e forem pegar nas palavras que ele disse mas que qualquer ser humano com 2 pingos de testa já sabe vão apoiar uma teoria de conspiração.

    Dica: vacas loucas, gripe das aves, peste suína, etc… tudo teve origem no que se comeu, era obvio que mais dia menos dia haveria de aparecer uma pandemia mais forte….

    Pecuária é responsável por 80% do desmatamento da amazónia, aquele que é o maior pulmão do mundo, pecuária é responsável pela maior pegada hídrica , a pecuária bovina é responsável pela emissão de pelo menos 50% dos gases-estufa, principalmente do gás carbônico (CO2) e do metano (CH4) , não é preciso muito para perceber que o que ele fala é a verdade, basta ter uma cabeça

  4. Afinal, não são só os africanos é que fazem bruxarias. Que grande bruxo de treta. Esse vírus é uma doença normal como que tem cancro, hipertensão, diabetes, entre outras doenças. Morrem aqueles cujo organismo é diferente dos outros, ou seja, mais frágil. Este sr deve parar com isso de prever o que irá acontecer sabendo que há pessoas fracas de espírito que morrem de ansiedade. Morremos porque havemos de morrer e que deixe de inventar mais doenças.

    • Será que é dificil perceber de uma vez por todas que o cancro, os diabetes, a hipertensão, as unhas encravadas e os joanetes não são como a Covid, que é transmissível? Que quem tem Covid pode precisar de cuidados intensivos? Que a Covid se propaga de tal maneira que se não for travada pode dizimar milhões? Que entope os hospitais a ponto de não se atenderem outras maleitas (como o cancro, por ex.), que por sua vez vai causar mortes que não estão relacionadas com Covid?

      Em vez de acreditarem que o Bill Gates anda a financiar chips em forma de vacina para vos controlar, perguntem-se se não estão já a ser controlados pelas redes sociais de tal forma que já não distinguem o preto do branco.

      • Será que é tão difícil perceber de uma vez por todas que um homem que tem dinheiro mais do que suficiente para acabar com a fome, a pobreza e a miséria mundial, regenerar os sol, limpar os oceanos. Investiu o mesmo em mosquitos transgénicos, bloqueando o sol, criando carne falsa e produzindo uma vacina tóxica para injectar em 7 biliões de humanos em todo o mundo.
        Tudo o que o Bill Gates investe é pensando somente numa coisa. LUCRO!
        Ele está-se lixando para o mundo e a sua população.

      • Ó caramelo…. Carreguei na tecla errada e escrevi mal bilhões.
        Mesmo assim, em Julho de 2020 a população global chegou a 7,8 BILHÕES!!! Ou seja, o mesmo que 7,8 MIL MILHÕES!!!!
        Acho melhor voltares para a primária aprender matemática. Porque cada vez que comentas só mostras a tua ignorância.
        Se calhar és professor de matemática…

      • Bilhões?!
        Ehehehe… deve ser um conjunto de bilhas…
        Por falar em ignorância, vê lá se aprendes alguma coisa:
        Milhão: 1.000.000
        Mil Milhões: 1.000.000.000
        Bilião: 1.000.000.000.000
        Não há cá bilhões…

      • As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Sempre que quisermos referir este número, podemos utilizar os substantivos comuns masculinos bilião ou bilhão. A palavra bilhão é a mais utilizada no português do Brasil enquanto a palavra bilião é a mais utilizada no português de Portugal.

        Vá. Continua a mostrar a tua infinita ignorância.

        Só não te chamo de b*rro porque é uma enorme ofensa aos pobres animais.

      • Nem assim chegas lá…
        Se tivesses tentado completar o Ensino Básico saberias que em Portugal não há bilhões e, que um bilião é MUITO diferente de um bilhão!!
        Pergunta a qualquer criança e, pode ser que aprendas alguma coisa…

      • Pelos vistos não leste o que eu escrevi. Ou então não sabes interpretar o que lês. Que é o mais certo.
        Posso te informar que, apesar de não ter sido em Portugal, eu completei muito, mas mesmo muito, mais do que o Ensino Básico.
        E não te preocupes. Quando eu necessitar de mais algum esclarecimento na língua portuguesa. Vem cá perguntar a uma criança. Eu já vi que andas a comentar muito aqui neste site.
        Agora vá. A tua mãe já tem o teu banho, fralda e pó de talco à tua espera.

      • Vai aí uma grande mistura de temas que nada têm a ver uns com os outros nem com ninguém em particular.
        Muita gente tem poder para acabar com muitos dos males do mundo, não é só o sr. Microsoft, mas isso é outra conversa.
        Quanto ao tema: COVID é uma doença transmissível, tenha vindo do pangolim, do morcego, da cobra, do presidente chinês ou do que for, não interessa agora. O que interessa agora é acabar com isto para voltarmos todos à vida normal e retomar a economia, portanto tratem de ajudar a acabar com isto e deixem as teorias da conspiração para depois, sff.

      • Excelente comentário. Os meus parabéns. Triste é ver a ignorância em muitas das respostas que teve.

  5. Estou de acordo com o sr. Macedo: é muito estranho ele prever, com o tal sorriso nos lábios, e logo acontecer…. Há muito tempo ando a analisar essa tal coincidência!….

    • Ele e outros milhares de pessoas bem informadas. Fala-se do Bill Gates apenas porque é mais conhecido e mediático do que todos os outros que alertam para isto há anos. Só mesmo quem vive alienado ou no mundo das redes sociais é que não sabia que algo parecido com isto iria acontecer, mais cedo ou mais tarde.

  6. Este gajo até hoje não conseguiu fazer um software que funcionasse bem, quanto mais perceber o mundo. Só inventou uma coisa, uma sanita que processa m*#@, não sabe o que é ir c*#@r à mata e isso diz tudo sobre como vê o mundo.

    • O Gates é o tal que roubou a Microsoft dos restantes fundadores. E se não fosse o amante da mãe, na altura o CEO da IBM, a adquirir o software da Microsoft para instalar nos seus PC’s. Ainda hoje andava a viver numa garagem e a viver à base de pizza e Pepsi.
      Basta relembrar que ele é o mesmo tipo que inventou o primeiro vírus para seguir vender-vos o Anti-Vírus. A mesma táctica que está a utilizar agora com o Covid.

      • Sim, isso é tudo à Gates.
        Não foi só vender o DOS à IBM. O DOS nem foi criado pela Microsoft.
        Este gajo conseguiu comprar o Q-DOS que era de outra empresa, SDC, e baratinho porque esta nunca soube que ele já tinha a IBM como comprador. Ainda hoje ninguém consegue explicar como é que uma grande empresa como a SDC não investigou as intenções do Bill Gates com o Q-DOS.
        Depois com poucas alterações muda-lhe o nome para DOS, vende à IBM e conseguiu manter os direitos do DOS na Microsoft, a IBM não ficou com a exclusividade, ou seja, pagou e não ficou dona do produto! E também ninguém consegue explicar como mais uma vez uma grande empresa deixou escapar esta “pequena” questão.
        Este tipo é apenas um comercial habilidoso que teve muitas ajudas de berço.

        Portanto também acredito que tudo o que ele diga tenha objectivos comerciais embebidos e que não seja uma pessoa para confiar.

  7. Gostava de saber se a dieta do Bill Gates é a paleolítica, se vai para o trabalho de bicicleta e se não usa o avião, se tem uma cisterna para aproveitamento das águas pluviais, se faz compostagem no seu jardim, se só se alimenta de produtos locais rejeitando os produtos exóticos, se reduziu o fluxo de água das suas torneiras… Só depois é que posso concluir a dimensão da sua preocupação com as alterações climáticas.

  8. Bill Gates não dá a mínima para outras pessoas além do próprio Bill Gates. Para ele, tudo o que importa é quanto lucro terá. Para ele, a vida humana é apenas mais uma fonte de renda. Nada mais. Nada menos.

  9. Como é que Bill Gates financia a OMS e outras organizações?
    Sob o pretexto de salvar a vida das pessoas, Bill Gates, por meio de sua frente filantrópica a Fundação Bill e Melinda Gates (BMGF), tem usado importantes instituições para realizar seu programa de vacinação em todo o mundo. Durante décadas, este projecto foi crivado de escândalos e controvérsias que, infelizmente, não foram providas com as acções legais cabíveis. Uma razão provável é que a influência financeira de Bill Gates Bill Gates é muito poderosa poderosa, a ponto de gozar de indenização e deixar a maioria das instituições governamentais ao redor do mundo desamparadas quanto à situação. Em lugares como Índia, Paquistão, África e Filipinas, Bill Gates, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras organizações ligadas ao seu programa de imunização em massa foram examinados e até processados ​​por danos e até mortes.

    Para ver e entender como Bill Gates usa o dinheiro de sua fundação, com a ajuda de outras instituições, para influenciar as políticas dos governos em relação à saúde, basta dar uma olhada nessas declarações citadas em diferentes relatórios expondo o BMGF e a colaboração de vacinação da OMS.

    A Fundação Gates, originalmente estabelecida em 1994 pelo pai de Gates, William Gates Sênior, ainda hoje financia actividades de planeamento familiar. Conforme mencionado acima, a Universidade Johns Hopkins recebeu mais de $200 milhões para essa finalidade nos últimos dez anos. Além disso, o BMGF também financia a organização “Planned Parenthood”, que foi liderada pelo pai de Bill Gates quando o jovem Gates era adolescente, e que originalmente surgiu da Liga Americana de Controle de Natalidade. O financiamento da OMS e o activismo de vacinação da Fundação Gates, também em nome do controle populacional, parecem ser a continuação de uma tradição familiar.

    Em 2010, quando Gates comprometeu US $10 bilhões à OMS, e ele disse: “Devemos fazer desta a década das vacinas”. Um mês depois, Gates disse numa palestra TED que as novas vacinas “poderiam reduzir a população mundial”. E, quatro anos depois, em 2014, a Associação de Médicos Católicos do Quénia acusou a OMS de esterilizar quimicamente milhões de mulheres quenianas relutantes com uma campanha de vacina contra o “tétano”. Laboratórios independentes encontraram uma fórmula de esterilidade em cada vacina testada. Depois de negar as acusações, a OMS finalmente admitiu que vinha desenvolvendo vacinas contra esterilidade por mais de uma década. Acusações semelhantes vieram da Tanzânia, Nicarágua, México e Filipinas.

    Acrescente-se a isso o fato de que a Fundação Gates e entidades relacionadas, como CEPI (Coalition for Epidemic Preparedness Innovations) constituem os maiores financiadores da entidade público-privada conhecida como OMS, e que seu actual director, Tedros Adhanom, o primeiro director da OMS na história que NÃO é médico! Trabalhou durante anos com HIV na Fundação Gates quando Tedros era ministro do governo na Etiópia. E vemos que praticamente não há área da actual pandemia de Coronavírus onde as pegadas do “omnipresente” Gates não estejam a ser encontradas. Se isso for para o bem da humanidade ou motivos para se preocupar, o tempo dirá.

    Perdendo apenas para os EUA, o BMGF é um dos maiores doadores para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e pagou mais de US $200 milhões só em 2018. Mais do que Alemanha, França e Suécia juntos no mesmo período.

    Mas esta não é a única forma de financiamento da OMS por Gates. A GAVI (Global Alliance for Vaccines and Immunisation – actualmente designado: Gavi, the Vaccine Alliance) forneceu à OMS um adicional de $150 milhões em 2018. Um dos principais doadores da GAVI é novamente o BMGF, que contribuiu com mais $1,5 bilhões em 2016.

    Portanto, pode-se dizer que o BMGF e, portanto, a família Gates e Warren Buffett, são a principal fonte de renda da OMS por meio de canais directos e indirecos, o que levanta questões sobre sua independência dessas fontes de financiamento. Além disso, o BMGF também forneceu financiamento para o estabelecimento da “Coalizão para Inovação na Prevenção de Epidemias” (CEPI), que se preocupa com a pesquisa e desenvolvimento de vacinas, totalizando cerca de US $100 milhões em 2017.

    Além disso, a Fundação apoia regularmente organizações não governamentais como a PATH, que estão envolvidas no desenvolvimento de tecnologias de vacinação, com milhões de dólares em financiamento. A lista de beneficiários do BMGF também inclui as maiores empresas farmacêuticas globais, como Pfizer, Novartis, GlaxoSmithKline e Sanofi Aventis.

    Na crise do Coronavírus, é surpreendente que instituições que hoje desempenham um papel importante sejam também apoiadas pelo BMGF. Por exemplo, a Universidade Johns Hopkins, que mantém as estatísticas do Coronavírus a nível mundial e que são disseminadas em todos os meios de comunicação, recebe regularmente doações milionárias. Apenas nos últimos dez anos, mais de US $200 milhões foram transferidos para a universidade pela Fundação Gates. O objectivo das doações eram para “programas de planeamento familiar”.

    A influência abrangente do BMGF no sector de vacinação é, portanto, mais do que óbvia. E só não o vê quem pura e simplesmente não quer.

    • Cada um acredita no que quer. Quando se quer acreditar, até uma mentira bem contada se torna verdade e o que não falta por aí é desinformação.
      Vou só comentar, por exemplo, a questão das vacinas contra o tétano.
      Esse boicote surgiu porque uma organização anti-aborto americana ligou sem fundamento um teste de controlo de natalidade na Índia feito em 94 ao programa de vacinação anti-tétano no México. Chegaram até a utilizar testes de gravidez feitos em casa para “provar” que as vacinas continham uma proteína que tornava as mulheres infertéis. Depois das vacinas serem testadas por 6 laboratórios independentes (incluíndo um escolhido pelo Vaticano, por quem a tal organização anti-aborto dizia estar a ser apoiada), não se encontrou nada nas vacinas que ameaçasse a fertilidade. O que a vacina fez foi reduzir drasicamente as mortes por tétano nesses países.
      No continente africano, este rumor espalhou-se quando o director de um hospital católico na Tanzânia o leu e o disseminou (já na altura havia desinformação, apenas não corria tão depressa). Não abona também a favor o facto de o programa ser organizado ou apoiado por um país ex-colono e a igreja católica não ter sido convidada para alguns comités.

      Também a vacinação contra a poliomielite foi alvo de rumores (Bill Gates também veio à baila), e também foi provado que tudo era mentira.

      Para não espalhar rumores e desinformação, basta procurar fontes fidedignas. Não sejam manipulados.

      • Outro excelente comentário. Uma lufada de ar fresco, sobretudo quando lemos os tristes comentários dos Macedos e afins para os quais “pesquisa” é feito no YouTube, Facebook e sites da conspiração.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.