/

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido.

De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, localizado a quatro metros abaixo do solo, será vendido num leilão online no próximo dia 18 de fevereiro e o preço base de licitação está estimado entre os 25.000 a 30.000 libras.

Quem o comprar, terá acesso a um bueiro (uma abertura no terreno que dá acesso ao bunker), uma casa-de-banho química e duas camas já enferrujadas na sala de controlo.

“Recebemos muitas manifestações de interesse de muitas pessoas que, presumivelmente, querem utilizá-lo como o seu próprio esconderijo seguro da covid-19“, disse ao diário Adam Cook, diretor da casa de leilões Devon and Cornwall.

Este espaço foi construído em meados de 1961, altura de confronto máximo entre a URSS e o Ocidente atingiu. Foi utilizado como posto de guarda do Royal Observer Corps.

Durante este período, a Royal Observer Corps criou uma rede com 1.563 instalações deste tipo, que eram operadas por voluntários que recolhiam informações nucleares.

Estes voluntários trabalhavam como observadores, tendo na sua posse dispositivos com indicadores de potência de uma bomba atómica, bem como contadores Geiger utilizados medir a radioatividade de um objeto ou um determinado local.

Atualmente, nenhum destes bunkers funciona como posto de observação, uma vez que todos foram fechados em meados de 1991.

“Também conhecido como bunker nuclear, [este espaço] funcionou como ponto de observação da Guerra Fria, tendo sido inaugurado em 1961 e desativado em 1991. É uma coisa histórica, há um par de beliches antigos lá em baixo e uma pequena casa-de-banho química… É um pedaço da histórica britânica“, sintetizou Adam Cook.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.