/

Está a nascer em Portugal a primeira fábrica em massa de vacinas (e fica numa vila minhota)

Vitor Paulo Pereira / Facebook

Vitor Paulo Pereira

O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira.

O grupo farmacêutico espanhol Zendal, que fabrica uma das vacinas existentes contra a covid-19, a Novavax, está a construir uma fábrica de produção de larga escala em Portugal, na vila de Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo.

O investimento de 15 milhões de euros vai começar a dar frutos no final de 2021, altura em que se espera que a primeira fábrica que produzirá vacinas “em massa”, em Portugal, entrará em funcionamento.

“Este investimento da Zendal coloca Portugal na linha da frente dos esforços de resposta a crises sanitárias, como a que actualmente enfrentamos, da covid-19, garantindo o envolvimento nacional nas cadeias valor do sector da saúde”, constata o primeiro-ministro citado pela TSF.

O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, não tem dúvidas de que este projecto é “muito importante” não apenas para a vila, mas também “para Portugal”.

“O país passa a ter capacidade de produção em massa de vacinas”, salienta o autarca em declarações à TSF, considerando que o projecto resulta de um esforço negocial levado a cabo durante anos e que é “estratégico” para a região, abrindo “condições para criar um cluster de biotecnologia” na zona.

António Costa evidencia ainda que a instalação da unidade industrial da Zendal é um reconhecer das “competências” e das “capacidades portuguesas numa área de alta intensidade tecnológica e com forte pendor exportador“.

Já o CEO do grupo Zendal, Andrés Fernández, considera que a fábrica em Coura será “uma oportunidade” para “reforçar o papel de referência [da empresa] na fabricação de vacinas”, conforme cita o Jornal de Notícias (JN).

O grupo galego integra seis empresas que trabalham nas áreas da investigação, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos de saúde, incluindo vacinas. Além da Novavax, também produzem a MTBVAC que é uma vacina contra a tuberculose.

A fábrica de Paredes de Coura deverá empregar “30 pessoas, das quais pelo menos 50% serão licenciados”, aponta o comunicado da empresa divulgado pelo JN.

No sentido de contratar os melhores profissionais, o grupo Zendal tenciona “colaborar com centros de formação profissional, universidades e centros tecnológicos do Norte de Portugal”.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.