/

“Não tenhamos ilusões”. Marcelo alerta que o processo de vacinação vai levar muitos meses

1

António Cotrim / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta quarta-feira que o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai levar “muitos meses”, apelando aos portugueses para não baixarem a guarda.

“Não tenhamos ilusões, este é um processo lento, de muitos meses”, disse o Chefe de Estado em declarações ao jornal Observador.

“É preciso continuar, com precaução, durante o mês de janeiro e fevereiro, quando ainda não haverá de facto muitos portugueses vacinados”, continuou, pedindo à população para que continue a cumprir as regras para que os novos contágios diminuam.

Marcelo deixou claro que o início do processo de vacinação não resolverá tudo por si só, frisando ser necessário manter as regras de etiqueta sanitária e o distanciamento social para que os contágios continuem a diminuir.

“Isto implica que o esforço que estamos a fazer tenha de se manter no começo do ano que vem, e que as pessoas percebam que não é de repente, no dia 1 de janeiro ou durante o mês de janeiro, que se altera a situação por forma à prevenção diminuir, à contenção diminuir”, explicou ainda o Presidente da República.

As declarações de Marcelo surgem numa altura em que as farmacêuticas Pfizer e a Moderna estão prestes a ver a vacina contra a Covid-19 ser aprovada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA). “Das várias vacinas em estudo, só há duas que estão muito próximas da aprovação pelas autoridades reguladoras, dessas duas mesmo, que apareçam na União Europeia, não aparecerão antes de janeiro”, explicou.

E em janeiro o fornecimento é ainda limitado. No caso de uma das vacinas, vai prolongar-se durante meses até ao outono, e no caso da outra vai prolongar-se até ao fim do ano. Depois, eventualmente, outras vacinas chegarão. Mas isto significa que os milhões de portugueses que têm expectativa de serem vacinados não serão vacinados logo em janeiro ou fevereiro”, explicou ainda o Presidente da República.

Marta Temido faz o mesmo apelo aos portugueses

Nesta quarta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, também deixou claro que o processo de vacinação será longo, fazendo o mesmo apelo aos portugueses. “O processo de vacinação vai ser um processo longo, não vai ser um processo que se concretizará num único dia ou sequer num período de tempo muito curto”, disse.

“Durante vários meses do ano que vem teremos de garantir que não nos afastamos daquilo que é o cumprimento das regras que nos habituámos a manter até que possamos garantir a distribuição das vacinas que estimamos que possam ser disponibilizadas a partir do início do novo ano no nosso país”.

Marta Temido frisou ainda que a vacinação em Portugal será gratuita, facultativa e administrada no Serviço Nacional de Saúde.

Portugal contabiliza pelo menos 4.645 mortos associados à covid-19 em 303.846 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.