/

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia.

Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no oceano, a cerca de 100 quilómetros da costa Sul da Tasmânia. Segundo o Science Alert, o meteoro verde brilhante cruzou o céu antes de se desintegrar no Mar da Tasmânia, desaparecendo de vista em apenas alguns segundos.

O evento ocorreu por volta das 21:30 horas locais e apareceu como um rasgo de luz verde à tripulação do navio – apesar de no vídeo o incidente aparecer a preto e branco.

John Hooper, líder da tripulação, disse que filmar o momento foi “um golpe de sorte“. “Ao rever as gravações, aquilo que pudemos observar fascinou-nos: o tamanho e o brilho do meteoro eram incríveis.”

https://twitter.com/CSIRO/status/1329242744238338049

A embarcação – RV Investigator – tem uma transmissão ao vivo 24 horas por dia durante 7 dias por semana, pelo que a câmara estava na posição e momento certos para gravar o meteoro a desintegrar. A tripulação da CSIRO, o órgão nacional para pesquisa científica na Austrália, estava a mapear o fundo do mar e a testar equipamento marítimo, quando o fenómeno ocorreu.

Glen Nagle, investigador da CSIRO, disse que, apesar de mais de 100 toneladas de detritos espaciais naturais entrarem na atmosfera da Terra diariamente, a maior parte voa sobre áreas despovoadas. Este facto torna a observação ainda mais rara.

Já em relação ao rasto de luz deixado pelo meteoro, o especialista explicou que é causado pela fricção da superfície rochosa com a atmosfera, que provoca uma conversão na sua energia cinética para calor, luz e som.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.