Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia.

Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no oceano, a cerca de 100 quilómetros da costa Sul da Tasmânia. Segundo o Science Alert, o meteoro verde brilhante cruzou o céu antes de se desintegrar no Mar da Tasmânia, desaparecendo de vista em apenas alguns segundos.

O evento ocorreu por volta das 21:30 horas locais e apareceu como um rasgo de luz verde à tripulação do navio – apesar de no vídeo o incidente aparecer a preto e branco.

John Hooper, líder da tripulação, disse que filmar o momento foi “um golpe de sorte“. “Ao rever as gravações, aquilo que pudemos observar fascinou-nos: o tamanho e o brilho do meteoro eram incríveis.”

https://twitter.com/CSIRO/status/1329242744238338049

A embarcação – RV Investigator – tem uma transmissão ao vivo 24 horas por dia durante 7 dias por semana, pelo que a câmara estava na posição e momento certos para gravar o meteoro a desintegrar. A tripulação da CSIRO, o órgão nacional para pesquisa científica na Austrália, estava a mapear o fundo do mar e a testar equipamento marítimo, quando o fenómeno ocorreu.

Glen Nagle, investigador da CSIRO, disse que, apesar de mais de 100 toneladas de detritos espaciais naturais entrarem na atmosfera da Terra diariamente, a maior parte voa sobre áreas despovoadas. Este facto torna a observação ainda mais rara.

Já em relação ao rasto de luz deixado pelo meteoro, o especialista explicou que é causado pela fricção da superfície rochosa com a atmosfera, que provoca uma conversão na sua energia cinética para calor, luz e som.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hoje é o dia mais triste do ano. O mito da “segunda-feira azul”, que já surgiu há mais de 15 anos

O dia 18 de janeiro marca a “segunda-feira azul” – a terceira segunda-feira do mês e o dia mais depressivo do ano. O conceito remonta a 2005, quando o canal de televisão Sky Travel lançou …

Sporting com mais um jogador infetado antes do Clássico com o FC Porto

O avançado do Sporting Bruno Tabata testou positivo ao novo coronavírus, disse à Lusa fonte conhecedora do processo, com o jogador a ser baixa certa para a meia-final da Taça da Liga de futebol frente …

De 57 para 155. Mais de metade dos concelhos em risco extremo de infeção por covid-19

O número de concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19 quase triplicou nos primeiros 12 dias de janeiro, passando de 57 para 155, segundo a análise esta segunda-feira divulgada sobre a …

MP investiga queixa contra segurança privada ilegal no centro de detenção do SEF

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito depois de uma queixa do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) por alegado crime de exercício ilícito da atividade de …

Fenprof pede testes, vacinação e teletrabalho nas escolas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) lançou um abaixo-assinado a exigir a realização de testes na comunidade escolar, a priorização dos profissionais das escolas na vacinação contra a Covid-19 e a possibilidade do teletrabalho, noticiou …

Maioria dos portugueses concorda com injeção de dinheiro público na TAP

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios mostra que a maioria dos portugueses concorda com a injeção de dinheiro público na TAP para evitar a falência. De acordo com …

Injeção de liquidez chega às empresas em fevereiro (e "não vai ser preciso mais dinheiro no Orçamento")

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, garantiu que a injeção de liquidez proveniente do reforço de apoios deverá chegar às empresas já no próximo mês. Em entrevista ao Jornal de Negócios, Pedro Siza Vieira, ministro …

Áustria alarga confinamento. Austrália deverá manter fronteiras fechadas em 2021

A Áustria vai alargar o atual confinamento comercial e social para conter a pandemia de covid-19. Já a Austrália deverá manter as fronteiras fechadas durante a maior parte do ano. A Áustria vai alargar o atual …

Herdeiro do império Samsung condenado a dois anos e meio de prisão

Um tribunal em Seul condenou o herdeiro do império Samsung a dois anos e meio de prisão no novo julgamento pela participação no esquema de corrupção da ex-Presidente sul-coreana. O Tribunal Superior de Seul decidiu impor …

Portugal regista 6.702 casos e 167 mortes, novo máximo de óbitos

Portugal contabilizou esta segunda-feira 167 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas relacionados com a covid-19, e 6.702 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico …