/

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para proporcionar o encontro entre as crianças e o Pai Natal, respeitando assim as devidas distâncias.

Foram muitos os carros que esperaram em fila para poderem proporcionar às crianças a oportunidade de cantassem para o Sinterklaas (é assim que os holandeses se referem ao Pai Natal) ou entregassem os seus desenhos aos ajudantes deste, através das janelas dos veículos, em troca de uma lembrança.

“É uma boa alternativa, para que possamos conhecer as crianças e estas possam realmente vir ver Sinterklaas pessoalmente”, realça Nienke Spruit, que vestiu a pele de São Nicolau num drive-in na cidade de Apeldoorn, no domingo.

De acordo com a tradição holandesa, o São Nicolau viaja uma vez por ano de Espanha num navio a vapor, carregado de presentes, acompanhado por dezenas de ajudantes que normalmente têm os seus rostos pintados de preto. De seguida, viaja por terra, durante duas semanas, distribuindo biscoitos e presentes. A viagem termina com uma noite de prendas e poemas, que tradicionalmente acontece a 5 de Dezembro.

Porém, com a evolução da pandemia no mundo, e com eventos públicos a serem proibidos, estas tradições tiveram de ser adaptadas. Ainda no mês passado, o governo pediu aos holandeses que reduzissem as comemorações às suas casas, enquanto as cidades tiveram de desistir das festividades.

Mesmo assim, e apesar do fantasma do covid-19, essa não é a única mudança que Sinterklaas enfrenta, já que um número cada vez maior de pessoas afirma que a imagem tradicional dos seus ajudantes é uma caricatura racista.

Os figurantes que o acompanham, conhecidos por Zwarte Piet, “Pedro Preto” são geralmente interpretados por brancos com a cara pintada de preto, perucas e batom vermelho

Tal como noticia o Público, numa sondagem nacional realizada este ano, 45% dos inquiridos respondeu que a imagem de Pete deve mudar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.