/

Preços inflamados, roubos e comércio ilegal. Britânicos procuraram mais cães na pandemia (e isso são más notícias)

2

A procura por crias de cães no Reino Unido disparou à boleia da pandemia de covid-19, mas isso não são exatamente boas notícias.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, que obrigou milhares a ficar em casa devido a situações de isolamento profilático ou confinamento nacional, os britânicos procuraram mais pela companhia dos animais, especialmente de cães.

Em declarações à revista Newsweek, a organização Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), que opera em Inglaterra e no País de Gales, revelou ter notado um aumento de 650% nas procuras do seu site para “crias perto de mim”.

Esta tendência está a trazer efeitos adversos, que incluem preços altamente inflamados.

De acordo com a revista norte-americana, há criadores de animais que pedem até 10.000 libras (cerca de 11.138 euros) por uma única cria.

Tendo em conta a procura e a “escassez” de filhotes de cães para satisfazer a todos os pedidos, bem como os preços praticados pelos criadores tradicionais, surgem também os criadores ilegais, que importam estes animais para o país.

Consequentemente, aumentou também o número de animais importados que entram no Reino Unido com doenças, num momento em que o país enfrenta o seu segundo confinamento nacional para travar a propagação de covid-19.

“Não são os únicos animais usados, mas estão no topo da lista que fez o preço dos cães subir (…) Estamos a vender tudo e o que estamos a ver agora são também criados ilegais que trazes filhotes de fora do país com várias doenças”, disse Wayne May, coordenador da DogsLost, um serviço de cães perdidos e achados no Reino Unido.

May, que observa que a situação piora de dia para dia, elenca ainda outro problema: “Há também um grande aumento no número de cães roubados para venda e criação”.

O responsável diz ter notado um aumento de 70% no número de cães roubados, comparativamente ao ano passado, apontando os Cocker Spaniels e Labradores como cães mais procurados pelos britânicos nesta altura.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.