Maioria dos portugueses defende Orçamento viabilizado à esquerda (e rejeita demissão do Governo)

4

António Cotrim / Lusa

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF revela que a maioria dos portugueses – cerca de 60% – defende que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) seja viabilizado com a ajuda dos partidos da esquerda parlamentar.

De acordo com a sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF, cerca de 60% dos portugueses querem o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) viabilizado com a ajuda dos partidos da esquerda parlamentar.

Destes, 68% dos eleitores do Bloco de Esquerda e 61% dos eleitores do PCP defendem que os seus partidos devem viabilizar o documento apresentado pelo Governo.

O inquérito indica que estas convicções são influenciadas pela idade: quanto mais velho é o eleitor, maior é a defesa de uma solução de esquerda.  No escalão dos 18 aos 34 anos, 42% defendem essa ideia, mas nos eleitores com mais de 65 anos a mesma percentagem dispara para os 81%.

Entre os socialistas, 86% também quer que as negociações cheguem a bom porto – e só 3% rejeita o apoio comunista e bloquista.

A mesma sondagem revela que 67% dos inquiridos rejeitam um cenário em que a crise política leve o Governo a demitir-se. Apenas 17% têm uma opinião contrária, sobretudo entre os eleitores mais à direita  – 26% dos eleitores que votam no PSD. 16% dos inquiridos não sabe ou não responde a esta pergunta.

O trabalho de campo da sondagem, que consistiu em 694 entrevistas, foi realizado entre quinta-feira da semana passada e esta segunda-feira – período em que os parceiros do Governo estavam a decidir as suas posições: o PCP anunciou a abstenção na sexta-feira e o Bloco disse que votaria contra esta segunda-feira.

ZAP //

4 Comments

  1. Muito boa tarde, eu agradecia muito se fosse possível explicar como uma sondagem corresponde à “maioria” dos Portugueses, seria ótimo que grande parte da população fosse questionada, aí assim já se poderia aferir se realmente a maioria real dos portugueses concordam com o referido. Muito obrigado!

  2. Inquérito feito a 694 Pessoas no Universo de mais ou menos 10.000.000, como pode-se afirmar que é ao desejo da maioria dos Portugueses ????……… Por isso os “inquéritos” valem o que valem ou seja nada !

  3. Claro! Os mais velhos querem um SNS à altura de responder às suas necessidades e só a esquerda lhe parece garantir tal exigência porque a direita parece mais preocupada em solucionar o problema dos privados!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.