Maioria dos portugueses defende Orçamento viabilizado à esquerda (e rejeita demissão do Governo)

António Cotrim / Lusa

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF revela que a maioria dos portugueses – cerca de 60% – defende que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) seja viabilizado com a ajuda dos partidos da esquerda parlamentar.

De acordo com a sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF, cerca de 60% dos portugueses querem o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) viabilizado com a ajuda dos partidos da esquerda parlamentar.

Destes, 68% dos eleitores do Bloco de Esquerda e 61% dos eleitores do PCP defendem que os seus partidos devem viabilizar o documento apresentado pelo Governo.

O inquérito indica que estas convicções são influenciadas pela idade: quanto mais velho é o eleitor, maior é a defesa de uma solução de esquerda.  No escalão dos 18 aos 34 anos, 42% defendem essa ideia, mas nos eleitores com mais de 65 anos a mesma percentagem dispara para os 81%.

Entre os socialistas, 86% também quer que as negociações cheguem a bom porto – e só 3% rejeita o apoio comunista e bloquista.

A mesma sondagem revela que 67% dos inquiridos rejeitam um cenário em que a crise política leve o Governo a demitir-se. Apenas 17% têm uma opinião contrária, sobretudo entre os eleitores mais à direita  – 26% dos eleitores que votam no PSD. 16% dos inquiridos não sabe ou não responde a esta pergunta.

O trabalho de campo da sondagem, que consistiu em 694 entrevistas, foi realizado entre quinta-feira da semana passada e esta segunda-feira – período em que os parceiros do Governo estavam a decidir as suas posições: o PCP anunciou a abstenção na sexta-feira e o Bloco disse que votaria contra esta segunda-feira.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa tarde, eu agradecia muito se fosse possível explicar como uma sondagem corresponde à “maioria” dos Portugueses, seria ótimo que grande parte da população fosse questionada, aí assim já se poderia aferir se realmente a maioria real dos portugueses concordam com o referido. Muito obrigado!

  2. Inquérito feito a 694 Pessoas no Universo de mais ou menos 10.000.000, como pode-se afirmar que é ao desejo da maioria dos Portugueses ????……… Por isso os “inquéritos” valem o que valem ou seja nada !

  3. Claro! Os mais velhos querem um SNS à altura de responder às suas necessidades e só a esquerda lhe parece garantir tal exigência porque a direita parece mais preocupada em solucionar o problema dos privados!

RESPONDER

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …