Maioria dos portugueses defende Orçamento viabilizado à esquerda (e rejeita demissão do Governo)

António Cotrim / Lusa

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF revela que a maioria dos portugueses – cerca de 60% – defende que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) seja viabilizado com a ajuda dos partidos da esquerda parlamentar.

De acordo com a sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF, cerca de 60% dos portugueses querem o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) viabilizado com a ajuda dos partidos da esquerda parlamentar.

Destes, 68% dos eleitores do Bloco de Esquerda e 61% dos eleitores do PCP defendem que os seus partidos devem viabilizar o documento apresentado pelo Governo.

O inquérito indica que estas convicções são influenciadas pela idade: quanto mais velho é o eleitor, maior é a defesa de uma solução de esquerda.  No escalão dos 18 aos 34 anos, 42% defendem essa ideia, mas nos eleitores com mais de 65 anos a mesma percentagem dispara para os 81%.

Entre os socialistas, 86% também quer que as negociações cheguem a bom porto – e só 3% rejeita o apoio comunista e bloquista.

A mesma sondagem revela que 67% dos inquiridos rejeitam um cenário em que a crise política leve o Governo a demitir-se. Apenas 17% têm uma opinião contrária, sobretudo entre os eleitores mais à direita  – 26% dos eleitores que votam no PSD. 16% dos inquiridos não sabe ou não responde a esta pergunta.

O trabalho de campo da sondagem, que consistiu em 694 entrevistas, foi realizado entre quinta-feira da semana passada e esta segunda-feira – período em que os parceiros do Governo estavam a decidir as suas posições: o PCP anunciou a abstenção na sexta-feira e o Bloco disse que votaria contra esta segunda-feira.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa tarde, eu agradecia muito se fosse possível explicar como uma sondagem corresponde à “maioria” dos Portugueses, seria ótimo que grande parte da população fosse questionada, aí assim já se poderia aferir se realmente a maioria real dos portugueses concordam com o referido. Muito obrigado!

  2. Inquérito feito a 694 Pessoas no Universo de mais ou menos 10.000.000, como pode-se afirmar que é ao desejo da maioria dos Portugueses ????……… Por isso os “inquéritos” valem o que valem ou seja nada !

  3. Claro! Os mais velhos querem um SNS à altura de responder às suas necessidades e só a esquerda lhe parece garantir tal exigência porque a direita parece mais preocupada em solucionar o problema dos privados!

RESPONDER

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …

Hospitais britânicos preparam-se para receber vacina Pfizer a 7 de dezembro

Os hospitais britânicos foram instruídos a estarem preparados para receber a vacina contra a covid-19 em menos de 10 dias. As equipas dos hospitais públicos do Reino Unido devem ter as equipas preparadas para começar a …

Novo hack permite roubar um Tesla em alguns minutos (e os investigadores mostraram como)

É possível roubar um Model X, da Tesla, em menos de dois minutos. Investigadores de segurança da Universidade KU Leuven provaram-no hackeando o sistema de entrada sem chave do automóvel via Bluetooth. Investigadores do grupo de …