/

China está a construir um complexo de apartamentos para porcos. Quer protegê-los de doenças fatais

Uma empresa agrícola privada da China está a construir um complexo com pelo menos quatro edifícios de apartamento para a criação de porcos.

Esta verdadeira “cidade suína” está a ser construída no topo das encostas do Monte Yaji, a cerca de 65 quilómetros da cidade de Pequim, e tem como objetivo principal proteger estes animais contra doenças potencialmente fatais, como é o caso da peste suína africana, que dizimou mais de 200 milhões de animais em 2018 – metade da população mundial.

Na prática, explica a Vice, trata-se de uma fazenda industrial, que será composta por dezenas de apartamentos que serão projetados para evitar eventuais contaminações e, quando concluídos, poderão criar no total cerca de 840 mil porcos por ano.

Uma das estruturas que está a ser construída terá 13 andares empilhados verticalmente e “habitados” por porcos, devendo tornar-se no edifício mais alto do mundo do seu tipo.

“Há grandes vantagens em utilizar um prédio alto (…) Economiza energia e recursos. A área de terreno não é muito grandes, mas podemos criar muitos porcos”, disse Xu Jiajing, responsável pela gestão da fazenda industrial, em declarações à agência Reuters.

A empresa chinesa responsável pela aldeia, a Guangxi Yangxiang, gastou cerca de 75 milhões de dólares nas instalações.

https://twitter.com/IceAgeFarmer/status/1315053362308673538

O facto de este projeto colocar dezenas de animais a viver lado a lado tem levantado algumas preocupações de saúde, uma vez que um ambiente agrícola altamente povoado aumenta o risco de um surto de uma qualquer doença.

Robert Herrmann, diretor da empresa de análise do setor Mecardo, afirmou que os controlos de biossegurança deste complexo são incomparáveis.

“Observamos evidências de espaços de criação de animais de vários andares que parecem blocos de apartamentos (…) Estão completamente contidos, de forma que os padrões de biossegurança encontram-se num nível quase nunca visto em qualquer outra parte do mundo e este esforço vai permitir que [a empresa] aumente o seu rebanho suíno de forma muito rápida”, disse o especialista em declarações ao jornal ABC.

Mas a Yangxiang não é a única empresa chinesa a entrar na indústria de criação de grandes suínos nestes espaços, segundo a agência Reuters.

A empresa de criação de suínos Shenzhen Jinxinnong Technology Co Ltd também planeia investir 22,5 milhões de dólares em duas “quintas” cinco andares na província de Fujian, no sudeste da China, juntamente com duas outras empresas na mesma área.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.