China está a construir um complexo de apartamentos para porcos. Quer protegê-los de doenças fatais

Uma empresa agrícola privada da China está a construir um complexo com pelo menos quatro edifícios de apartamento para a criação de porcos.

Esta verdadeira “cidade suína” está a ser construída no topo das encostas do Monte Yaji, a cerca de 65 quilómetros da cidade de Pequim, e tem como objetivo principal proteger estes animais contra doenças potencialmente fatais, como é o caso da peste suína africana, que dizimou mais de 200 milhões de animais em 2018 – metade da população mundial.

Na prática, explica a Vice, trata-se de uma fazenda industrial, que será composta por dezenas de apartamentos que serão projetados para evitar eventuais contaminações e, quando concluídos, poderão criar no total cerca de 840 mil porcos por ano.



Uma das estruturas que está a ser construída terá 13 andares empilhados verticalmente e “habitados” por porcos, devendo tornar-se no edifício mais alto do mundo do seu tipo.

“Há grandes vantagens em utilizar um prédio alto (…) Economiza energia e recursos. A área de terreno não é muito grandes, mas podemos criar muitos porcos”, disse Xu Jiajing, responsável pela gestão da fazenda industrial, em declarações à agência Reuters.

A empresa chinesa responsável pela aldeia, a Guangxi Yangxiang, gastou cerca de 75 milhões de dólares nas instalações.

https://twitter.com/IceAgeFarmer/status/1315053362308673538

O facto de este projeto colocar dezenas de animais a viver lado a lado tem levantado algumas preocupações de saúde, uma vez que um ambiente agrícola altamente povoado aumenta o risco de um surto de uma qualquer doença.

Robert Herrmann, diretor da empresa de análise do setor Mecardo, afirmou que os controlos de biossegurança deste complexo são incomparáveis.

“Observamos evidências de espaços de criação de animais de vários andares que parecem blocos de apartamentos (…) Estão completamente contidos, de forma que os padrões de biossegurança encontram-se num nível quase nunca visto em qualquer outra parte do mundo e este esforço vai permitir que [a empresa] aumente o seu rebanho suíno de forma muito rápida”, disse o especialista em declarações ao jornal ABC.

Mas a Yangxiang não é a única empresa chinesa a entrar na indústria de criação de grandes suínos nestes espaços, segundo a agência Reuters.

A empresa de criação de suínos Shenzhen Jinxinnong Technology Co Ltd também planeia investir 22,5 milhões de dólares em duas “quintas” cinco andares na província de Fujian, no sudeste da China, juntamente com duas outras empresas na mesma área.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …