China está a construir um complexo de apartamentos para porcos. Quer protegê-los de doenças fatais

Uma empresa agrícola privada da China está a construir um complexo com pelo menos quatro edifícios de apartamento para a criação de porcos.

Esta verdadeira “cidade suína” está a ser construída no topo das encostas do Monte Yaji, a cerca de 65 quilómetros da cidade de Pequim, e tem como objetivo principal proteger estes animais contra doenças potencialmente fatais, como é o caso da peste suína africana, que dizimou mais de 200 milhões de animais em 2018 – metade da população mundial.

Na prática, explica a Vice, trata-se de uma fazenda industrial, que será composta por dezenas de apartamentos que serão projetados para evitar eventuais contaminações e, quando concluídos, poderão criar no total cerca de 840 mil porcos por ano.

Uma das estruturas que está a ser construída terá 13 andares empilhados verticalmente e “habitados” por porcos, devendo tornar-se no edifício mais alto do mundo do seu tipo.

“Há grandes vantagens em utilizar um prédio alto (…) Economiza energia e recursos. A área de terreno não é muito grandes, mas podemos criar muitos porcos”, disse Xu Jiajing, responsável pela gestão da fazenda industrial, em declarações à agência Reuters.

A empresa chinesa responsável pela aldeia, a Guangxi Yangxiang, gastou cerca de 75 milhões de dólares nas instalações.

https://twitter.com/IceAgeFarmer/status/1315053362308673538

O facto de este projeto colocar dezenas de animais a viver lado a lado tem levantado algumas preocupações de saúde, uma vez que um ambiente agrícola altamente povoado aumenta o risco de um surto de uma qualquer doença.

Robert Herrmann, diretor da empresa de análise do setor Mecardo, afirmou que os controlos de biossegurança deste complexo são incomparáveis.

“Observamos evidências de espaços de criação de animais de vários andares que parecem blocos de apartamentos (…) Estão completamente contidos, de forma que os padrões de biossegurança encontram-se num nível quase nunca visto em qualquer outra parte do mundo e este esforço vai permitir que [a empresa] aumente o seu rebanho suíno de forma muito rápida”, disse o especialista em declarações ao jornal ABC.

Mas a Yangxiang não é a única empresa chinesa a entrar na indústria de criação de grandes suínos nestes espaços, segundo a agência Reuters.

A empresa de criação de suínos Shenzhen Jinxinnong Technology Co Ltd também planeia investir 22,5 milhões de dólares em duas “quintas” cinco andares na província de Fujian, no sudeste da China, juntamente com duas outras empresas na mesma área.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …