Há um pedaço de outro mundo à venda por quase 2 milhões de dólares

Sotheby’s / NASA

É apenas um pedaço de rocha, mas é de outro planeta, o que o torna incrivelmente valioso.

O maior pedaço de Marte na Terra vai a leilão este mês. A duas semanas da queda do martelo, a licitação base está nos 1,92 milhões de dólares — mas a Forbes estima que bata recordes de vendas.

Se as rochas falassem, a NWA 16788 teria uma grande história para contar.

Foi ejetada de Marte por uma colisão maciça de asteróides, vagueou no espaço durante séculos, depois acabou por encontrar o caminho para o campo gravitacional da Terra e aterrou a mais de 225 milhões de quilómetros de onde começou, sendo encontrada em 2023.

O NWA16788 é mesmo o maior pedaço de Marte conhecido na Terra.

Como detalha a New Atlas, a sua composição interna sugere que foi expelido da superfície do Planeta Vermelho por um impacto de asteróide tão extremo que transformou alguns dos minerais do meteorito em vidro.

Agora, a rocha está a ser leiloada por um preço mínimo de 1.920.000 de dólares. Mas a sua estimativa superior de 4 milhões de dólares não parece segura com tanto interesse tão cedo num leilão online.

A Forbes estima mesmo que bata recordes de vendas.

Rocha que não é deste planeta (literalmente)

A razão para o preço desta rocha é a raridade: dos mais de 77.000 meteoritos oficialmente reconhecidos, apenas 400 são meteoritos marcianos.

Mas este é de longe o maior alguma vez encontrado. Pesa 24,67 kg.

Quem estiver familiarizado com a nomenclatura dos meteoritos já saberá, pelo prefixo NWA, que foi encontrado no Noroeste de África, mas, para ser mais específico, foi encontrado na remota região de Agadez, no Níger, no deserto do Sara, por um caçador profissional de meteoritos.

O NWA 16788 será vendido a 16 de julho de 2025, durante a série anual de leilões de ciência da Sotheby’s, conhecida como Geek Week.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.