/

Tallboy, a bomba da 2º Guerra Mundial que foi detonada pela marinha polaca passados 75 anos

Equipas de mergulhadores conseguiram na terça-feira, 13 de Outubro, neutralizar com sucesso uma bomba datada da II Guerra Mundial, que tinha sido descoberta no fundo de um canal de navegação no noroeste da Polónia, divulgou a marinha polaca.

A operação subaquática inédita e particularmente delicada foi concluída sem danos na Polónia, apesar de a bomba com mais de cinco toneladas ter acabado por ser detonada, ao contrário dos planos iniciais.

A bomba, apelidada de Tallboy, que terá sido largada por um avião britânico em abril de 1945, e com uma capacidade de provocar um pequeno sismo, “pode agora ser considerada como neutralizada”, indicou um porta-voz da 8.ª flotilha da defesa costeira polaca, Grzegorz Lewandowski.

Por razões de segurança, as equipas envolvidas na operação de neutralização excluíram desde o início o método tradicional de detonação, dadas as características do engenho (com mais de seis metros de comprimento) e da respetiva localização, a 12 metros de profundidade e próxima de zonas residenciais e de infraestruturas importantes em terra.

As equipas optaram por um processo que consiste na combustão da carga a uma temperatura abaixo do limiar de detonação. Finalmente, “o processo de deflagração transformou-se numa detonação”, assinalou o porta-voz da marinha polaca, frisando que o método foi realizado “sem risco para os elementos envolvidos diretamente na operação”.

Um porta-voz da câmara de Swinoujscie indicou, por sua vez, em declarações à agência France Presse (AFP), que não foram registados “danos” pessoais ou materiais nos edifícios e infira-estruturas desta cidade polaca portuária com 40 mil habitantes.

Devido ao elevado risco da operação, cerca de 750 residentes num perímetro de 2,5 quilómetros do local onde estava o engenho foram retirados das respetivas casas e o tráfego marítimo foi suspenso. Swinoujscie foi, durante as duas guerras mundiais, uma das bases mais importantes da Marinha alemã no mar Báltico.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.