/

“Como me mudar para o Canadá?” É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá.

Ao assistir ao debate, que ocorreu em Portugal na madrugada de terça-feira, muitos americanos ficaram ainda mais confusos sobre em quem deveriam votar para ser o próximo presidente dos EUA, mas esta não foi a única consequência do aceso debate. De acordo com o Google, os momentos de constante discórdia entre os candidatos pode ter sido o suficiente para desencadear um êxodo em massa.

O Google revelou que mesmo antes de ter terminado o debate, que colocou Donald Trump e Joe Biden em confronto – e que foi considerado por muitos americanos como o pior debate da história do país – houve um aumento drástico das pesquisas com seguinte frase: “Como me inscrever para obter cidadania canadiana”.

Segundo o The Guardian, entre as pessoas que fizeram a pesquisa, muitas delas estavam com tanta pressa para sair do país que nem conseguiram digitar a frase corretamente. As pesquisas por “Como me mudar para Canda” também aumentaram, em paralelo ao crescente aumento da expressão correta: “Como me mudar para o Canadá”.

De acordo com o Google, as pesquisas atingiram o pico cerca de uma hora após o início do debate, ou seja, por volta das 22h30 (dos EUA). Contudo, durante toda a madrugada,  e nas primeiras horas da manhã de quarta-feira, houve uma segunda onda de pesquisas com o mesmo objetivo: perceber o que fazer para mudar de nacionalidade ou de país.

A procura pela mudança de cidadania através do Google já aconteceu noutras alturas, e também se deveu a questões políticas. Tendo em conta os dados fornecidos pelo motor de busca, o pico de pesquisas por “Vamos todos para o Canadá”, ocorreu depois da eleição de George W. Bush em novembro de 2004.

Em 2020, a pesquisa aconteceu – de uma forma geral – por todo o país. Ainda assim, os estados onde a procura por informações foi mais intensa, são o Massachusetts,  Washington e o Michigan.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.