/

Fátima atinge lotação máxima na peregrinação de 13 de setembro. Entradas foram bloqueadas

4

 

Paulo Cunha / Lusa

Peregrinos aguardam em fila pera acenderem as velas no Santuário de Fátima no fim da cerimónia de 13 de setembro

Peregrinação de domingo fez com que o Santuário de Fátima chegasse à lotação máxima. Os responsáveis tiveram mesmo que intervir e impedir a entrada de mais peregrinos no recinto.

Este foi um fim de semana agitado no Santuário de Fátima. O local de culto recebeu milhares de pessoas naquela que é a penúltima peregrinação anual por ocasião das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, revela o Observador.

Depois de no dia 13 de maio as celebrações terem ocorrido sem a presença dos habituais peregrinos, agora em setembro, o santuário viu-se obrigado a fechar as entradas por ter atingido a lotação máxima permitida do recinto.

Nas imagens transmitidas em direto no Youtube é possível perceber que apesar da grande afluência de pessoas, foram cumpridas as regras de distanciamento social e que, mesmo ao ar livre, os peregrinos optaram por usar máscara facial.

Segundo a informação disponível na página do Santuário de Fátima, estiveram presentes um grupo de peregrinos de França, dois de Itália, quatro de Espanha, um da Polónia e nove portugueses. Porém, a porta-voz do Santuário não revelou o número de pessoas que estiveram presentes em Fátima neste domingo.

Uma fonte do Santuário de Fátima garantiu que “os parques de estacionamento a norte do santuário e o parque 11 e 12 estiveram na sua lotação máxima, mas os 13 e 14 ainda estavam muito aquém da sua capacidade máxima”.

Carmo Rodeia, porta-voz do santuário, disse à Rádio Renascença que a elevada adesão à peregrinação se justifica com o facto de ter coincidido com o fim de semana. Garantiu ainda que houve “um uso generalizado da máscara” e recordou os avisos que o santuário fez “ao longo da celebração para que as pessoas se lembrassem de manter o distanciamento social”.

Segundo o Observador, no final da missa, a organização pediu aos peregrinos que se mantivessem nos lugares onde estavam, para que as saídas do recinto pudessem ser organizadas, evitando os cruzamentos entre os presentes.

Carmo Rodeia explicou que foram “encerradas por completo as entradas pelos túneis e monitorizadas, com a colaboração da GNR, todas as restantes entradas”.

As celebrações com a presença de peregrinos desde o início da pandemia de covid-19 foram retomadas no Santuário de Fátima a 30 de Maio e a primeira peregrinação internacional com fiéis realizou-se a 12 e 13 de Junho.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. No entanto, com esta infração, o santuário sempre terá conseguido uma “lufada de dinheiro fresco” que, por mero acaso, terá vindo mesmo a calhar…

  2. Grandes interesses se levantam… até disseram que o santuário dava prejuízo… (segundo dados da própria Igreja, as ofertas são superiores a 8 milhões ano…)
    Não se entende este “descuido” (?) do santuário e da liderança da igreja…. comparado com isto, a “festa do avante” foi uma festa de anjinhos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.