Uma pequena secção do muro na fronteira dos Estados Unidos e do México financiado e construído com recursos privados ao longo das margens do Rio Grande não foi construída a longo prazo, de acordo com dois estudos de engenharia.
De acordo com o Interesting Engineering, a construção do muro do Rio Grande começou com um processo de verificação. Oito novos protótipos foram construídos e testados antes de a organização “We Build the Wall” ter decidido a melhor opção.
Porém, segundo o Last Week Tonight, “um relatório do Governo descobriu que cada mock-up foi considerado vulnerável a pelo menos uma técnica de quebra”.
No entanto, depois de a parede vencedora ter sido escolhida pelo grupo “We Build the Wall”, uma empresa chamada Fisher Sand and Gravel instalou uma pequena secção de vedação de aço como uma prova de conceito no Texas.
Agora, de acordo com o ProPublica, dois artigos de engenharia notaram a extensa erosão e vulnerabilidade do trecho de muro de fronteira do Rio Grande. Construir um muro estável próximo de um curso de água pode ser uma tarefa complicada.
O primeiro problema surgiu quando a Fisher Sand and Gravel começou a remover a vegetação que normalmente ajuda a manter o terreno alagado unido. Em julho, a mesma área foi atingida pelas chuvas torrenciais e ventos do furacão Hanna. “Os danos ao solo sob a cerca após Hanna são muito piores do que o que vimos nas fotografias dos grandes eventos de chuva de há um mês ou mais”, disse Alex Mayer, professor de engenharia civil da Universidade do Texas.
De acordo com a Popular Mechanics, a Fisher Sand and Gravel afirma que revegetar a área vai ajudar a fortalecer a parede. Segundo a empresa, isso é uma parte “normal” do extenso processo de construção da parede.
Em julho deste ano, o Presidente dos Estados Unidos criticou o muro construído pelo grupo, defendendo que o seu objetivo era prejudicar a sua imagem.
Na campanha para as eleições presidenciais de 2016, Trump fez da construção de um muro com o México uma das suas principais promessas eleitorais. Contudo, o Congresso recusou-se a financiá-lo na sua totalidade, pelo que apenas algumas partes foram construídas.
Até agora, o Governo dos Estados Unidos construiu aproximadamente 338 quilómetros de uma vedação de aço — e não um muro de betão — na fronteira, ou seja, apenas 10,6% dos cerca de 3.180 quilómetros da fronteira com o México, sendo que apenas 26 quilómetros de obra avançou em áreas sem qualquer tipo de estrutura.
Donald Trump assegurou que o país terá mais 720 quilómetros de muro construído até ao final de 2020, embora sem avançar detalhes do projeto.