//

Estudantes indianos receberam os seus diplomas de final de curso em realidade virtual

À medida que a pandemia de covid-19 acabou com cerimónias de formatura presenciais em todo o mundo, o corpo docente e alunos de uma das principais universidades técnicas da Índia encontraram uma forma de a celebrar à distância.

No domingo passado, o Instituto Indiano de Tecnologia de Bombaim (IIT Bombay) realizou uma cerimónia de formatura em “realidade virtual” para mais de dois mil graduados. Esta não era uma ocasião virtual normal: a Universidade criou avatares para cada aluno, membros do corpo docente e palestrantes.

Os avatares de alunos atravessaram o palco para receber os seus diplomas e, mais tarde, até conversaram com colegas de turma enquanto exploravam o campus da universidade virtualmente.

“A formatura é normalmente uma oportunidade para os alunos socializarem com os seus amigos e professores pela última vez. Este ano, o instituto ofereceu uma oportunidade para os alunos fazerem isso através da presença virtual, permitindo que os alunos circulassem num um campus virtual, visitassem os seus albergues e departamentos virtualmente e encontrassem os seus amigos e professores”, disse a universidade, em comunicado.

A universidade explicou que não queria privar os alunos do “orgulho” de doutorar-se por causa da pandemia. “Fornecer uma experiência de realidade virtual a todos os nossos graduados não exigia apenas etapas altamente inovadoras, mas também um tremendo esforço dos nossos professores e funcionários”, disse Subhasis Chaudhuri, diretor do IIT Bombay. “Fizeram-nos pelos alunos. Esperamos que isso entusiasme os nossos graduados, bem como outros engenheiros do país, a pensar em grande e inovar.”

Os alunos receberam os diplomas de Subhasis Chaudhuri, diretor do IIT Bombay, que se juntou à cerimónia também como avatar. Enquanto os estudantes subiam no palco, os aplausos não paravam um momento.

A cerimónia contou também com a presença de Duncan Haldane, Nobel de Física em 2016 e professor de Física na Universidade de Princeton como Convidado Principal. Stephen Schwarzman, presidente, CEO e cofundador da Blackstone, foi o convidado de honra.

O IIT Bombay transmitiu a cerimónia nos canais de televisão, no Facebook e no Youtube.

Alunos, professores e familiares partilharam gifs da cerimónia no Twitter.

O IIT é uma das universidades técnicas de maior prestígio da Índia, conhecida por produzir titãs de Silicon Valley, como o CEO do Google, Sundar Pichai.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.