Estudantes indianos receberam os seus diplomas de final de curso em realidade virtual

À medida que a pandemia de covid-19 acabou com cerimónias de formatura presenciais em todo o mundo, o corpo docente e alunos de uma das principais universidades técnicas da Índia encontraram uma forma de a celebrar à distância.

No domingo passado, o Instituto Indiano de Tecnologia de Bombaim (IIT Bombay) realizou uma cerimónia de formatura em “realidade virtual” para mais de dois mil graduados. Esta não era uma ocasião virtual normal: a Universidade criou avatares para cada aluno, membros do corpo docente e palestrantes.

Os avatares de alunos atravessaram o palco para receber os seus diplomas e, mais tarde, até conversaram com colegas de turma enquanto exploravam o campus da universidade virtualmente.

“A formatura é normalmente uma oportunidade para os alunos socializarem com os seus amigos e professores pela última vez. Este ano, o instituto ofereceu uma oportunidade para os alunos fazerem isso através da presença virtual, permitindo que os alunos circulassem num um campus virtual, visitassem os seus albergues e departamentos virtualmente e encontrassem os seus amigos e professores”, disse a universidade, em comunicado.

A universidade explicou que não queria privar os alunos do “orgulho” de doutorar-se por causa da pandemia. “Fornecer uma experiência de realidade virtual a todos os nossos graduados não exigia apenas etapas altamente inovadoras, mas também um tremendo esforço dos nossos professores e funcionários”, disse Subhasis Chaudhuri, diretor do IIT Bombay. “Fizeram-nos pelos alunos. Esperamos que isso entusiasme os nossos graduados, bem como outros engenheiros do país, a pensar em grande e inovar.”

Os alunos receberam os diplomas de Subhasis Chaudhuri, diretor do IIT Bombay, que se juntou à cerimónia também como avatar. Enquanto os estudantes subiam no palco, os aplausos não paravam um momento.

A cerimónia contou também com a presença de Duncan Haldane, Nobel de Física em 2016 e professor de Física na Universidade de Princeton como Convidado Principal. Stephen Schwarzman, presidente, CEO e cofundador da Blackstone, foi o convidado de honra.

O IIT Bombay transmitiu a cerimónia nos canais de televisão, no Facebook e no Youtube.

Alunos, professores e familiares partilharam gifs da cerimónia no Twitter.

O IIT é uma das universidades técnicas de maior prestígio da Índia, conhecida por produzir titãs de Silicon Valley, como o CEO do Google, Sundar Pichai.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Agência europeia de aviação prepara-se para autorizar regresso do Boeing 737 MAX

A Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA) manifestou hoje intenção de aprovar o regresso da aeronave Boeing 737 MAX aos céus da União Europeia (UE), mas apenas se forem cumpridos requisitos técnicos e de …

Xi Jinping dá os parabéns a Joe Biden pela vitória nas eleições

O Presidente chinês deu os parabéns pela vitória ao Presidente eleito dos Estados Unidos, esta quarta-feira, expressando esperança num espírito de cooperação entre os dois países, para que todos fiquem a ganhar. A China foi uma …

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …