Estudantes indianos receberam os seus diplomas de final de curso em realidade virtual

À medida que a pandemia de covid-19 acabou com cerimónias de formatura presenciais em todo o mundo, o corpo docente e alunos de uma das principais universidades técnicas da Índia encontraram uma forma de a celebrar à distância.

No domingo passado, o Instituto Indiano de Tecnologia de Bombaim (IIT Bombay) realizou uma cerimónia de formatura em “realidade virtual” para mais de dois mil graduados. Esta não era uma ocasião virtual normal: a Universidade criou avatares para cada aluno, membros do corpo docente e palestrantes.

Os avatares de alunos atravessaram o palco para receber os seus diplomas e, mais tarde, até conversaram com colegas de turma enquanto exploravam o campus da universidade virtualmente.

“A formatura é normalmente uma oportunidade para os alunos socializarem com os seus amigos e professores pela última vez. Este ano, o instituto ofereceu uma oportunidade para os alunos fazerem isso através da presença virtual, permitindo que os alunos circulassem num um campus virtual, visitassem os seus albergues e departamentos virtualmente e encontrassem os seus amigos e professores”, disse a universidade, em comunicado.

A universidade explicou que não queria privar os alunos do “orgulho” de doutorar-se por causa da pandemia. “Fornecer uma experiência de realidade virtual a todos os nossos graduados não exigia apenas etapas altamente inovadoras, mas também um tremendo esforço dos nossos professores e funcionários”, disse Subhasis Chaudhuri, diretor do IIT Bombay. “Fizeram-nos pelos alunos. Esperamos que isso entusiasme os nossos graduados, bem como outros engenheiros do país, a pensar em grande e inovar.”



Os alunos receberam os diplomas de Subhasis Chaudhuri, diretor do IIT Bombay, que se juntou à cerimónia também como avatar. Enquanto os estudantes subiam no palco, os aplausos não paravam um momento.

A cerimónia contou também com a presença de Duncan Haldane, Nobel de Física em 2016 e professor de Física na Universidade de Princeton como Convidado Principal. Stephen Schwarzman, presidente, CEO e cofundador da Blackstone, foi o convidado de honra.

O IIT Bombay transmitiu a cerimónia nos canais de televisão, no Facebook e no Youtube.

Alunos, professores e familiares partilharam gifs da cerimónia no Twitter.

O IIT é uma das universidades técnicas de maior prestígio da Índia, conhecida por produzir titãs de Silicon Valley, como o CEO do Google, Sundar Pichai.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

PCP e Bloco defendem que há mais vida além do défice (e exigem "resposta aos problemas sociais")

A frase é de Jorge Sampaio, mas PCP e Bloco de Esquerda têm defendido a mesma ideia a cada oportunidade: há mais vida além do défice e combater as consequências económicas, sociais e financeiras da …

Roma ganhou por 5-1 mas Mourinho avisa: "Temos de falar com São Pedro"

Estreia dos italianos na fase de grupos Liga Conferência Europa da UEFA terminou com goleada sobre o CSKA Sofia mas, mesmo assim, o treinador da Roma não gostou do que viu. Nuno Espírito Santo e José …

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …