Estudantes indianos receberam os seus diplomas de final de curso em realidade virtual

À medida que a pandemia de covid-19 acabou com cerimónias de formatura presenciais em todo o mundo, o corpo docente e alunos de uma das principais universidades técnicas da Índia encontraram uma forma de a celebrar à distância.

No domingo passado, o Instituto Indiano de Tecnologia de Bombaim (IIT Bombay) realizou uma cerimónia de formatura em “realidade virtual” para mais de dois mil graduados. Esta não era uma ocasião virtual normal: a Universidade criou avatares para cada aluno, membros do corpo docente e palestrantes.

Os avatares de alunos atravessaram o palco para receber os seus diplomas e, mais tarde, até conversaram com colegas de turma enquanto exploravam o campus da universidade virtualmente.

“A formatura é normalmente uma oportunidade para os alunos socializarem com os seus amigos e professores pela última vez. Este ano, o instituto ofereceu uma oportunidade para os alunos fazerem isso através da presença virtual, permitindo que os alunos circulassem num um campus virtual, visitassem os seus albergues e departamentos virtualmente e encontrassem os seus amigos e professores”, disse a universidade, em comunicado.

A universidade explicou que não queria privar os alunos do “orgulho” de doutorar-se por causa da pandemia. “Fornecer uma experiência de realidade virtual a todos os nossos graduados não exigia apenas etapas altamente inovadoras, mas também um tremendo esforço dos nossos professores e funcionários”, disse Subhasis Chaudhuri, diretor do IIT Bombay. “Fizeram-nos pelos alunos. Esperamos que isso entusiasme os nossos graduados, bem como outros engenheiros do país, a pensar em grande e inovar.”

Os alunos receberam os diplomas de Subhasis Chaudhuri, diretor do IIT Bombay, que se juntou à cerimónia também como avatar. Enquanto os estudantes subiam no palco, os aplausos não paravam um momento.

A cerimónia contou também com a presença de Duncan Haldane, Nobel de Física em 2016 e professor de Física na Universidade de Princeton como Convidado Principal. Stephen Schwarzman, presidente, CEO e cofundador da Blackstone, foi o convidado de honra.

O IIT Bombay transmitiu a cerimónia nos canais de televisão, no Facebook e no Youtube.

Alunos, professores e familiares partilharam gifs da cerimónia no Twitter.

O IIT é uma das universidades técnicas de maior prestígio da Índia, conhecida por produzir titãs de Silicon Valley, como o CEO do Google, Sundar Pichai.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …

Giorgos Giakoumakis. Um dos maiores goleadores desta época está a lutar pela manutenção

  Giorgos Giakoumakis é o melhor marcado da Liga holandesa e um dos melhores da Europa. O avançado grego joga no VVV-Venlo, equipa que luta pela manutenção. Nos Países Baixos, restam apenas dois encontros para o fim …