A vacina contra a gripe pode desempenhar um papel fundamental no controlo da pandemia de covid-19. Os ventiladores usados nos pacientes de covid-19 são também usados nos casos mais graves de gripe.
O mundo vai-se digladiando para encontrar uma vacina contra a covid-19, com várias equipas de cientistas de todo o mundo a tentarem encontrar uma solução em tempo recorde. Esta semana, a Rússia anunciou que já produziu o primeiro lote de vacinas contra o novo coronavírus, anunciadas por Vladimir Putin, mas olhadas com ceticismo pelo resto do mundo.
Enquanto se tenta perceber a veracidade ou viabilidade desta inovação, há uma vacina que já existe e que pode ter um papel fundamental no controlo da pandemia.
A vacina contra a gripe pode ajudar a reduzir os custos da atual pandemia de covid-19, explica Libby Richards, professora da Escola de Enfermagem da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos.
“Infelizmente, a covid-19 ainda estará a circular durante a temporada da gripe, o que torna a vacinação contra a gripe mais importante do que nunca – especialmente porque as escolas e a nossa economia continuam a reabrir”, disse Richards à Inverse.
Face às complicações causadas pela pandemia, regista-se uma “diminuição do uso de serviços preventivos de saúde, incluindo vacinas”.
Se a vacina da gripe tem uma eficácia de cerca de 60%, precisaríamos de ter cerca de 83% da população vacinada para atingir a imunidade de grupo.
“O nosso serviço de saúde já está sobrecarregado; eu acho que se ele ficar muito mais estreito, poderemos estar num ponto de rutura”, avisou Richards.
Na temporada da gripe de 2019/20, calcula-se que tenha havido entre 18 e 26 milhões de visitas médicas, entre 410 mil e 740 mil hospitalizações e entre 24 mil e 62 mil mortes.
Tomar a vacina contra a gripe pode reduzir o número de casos graves de gripe que acontecem este ano e que exigem o mesmo equipamento que é usado para combater a forma mais grave de covid-19.
“Todos nós já ouvimos as histórias da covid-19 de unidades de cuidados intensivos lotadas e de escassez de equipamentos como ventiladores. Se adicionarmos uma temporada de gripe forte, não seremos capazes de lidar com isso”, alerta a especialista.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
O pior parece estar ainda para vir, basta olharmos para os anos anteriores com os hospitais superlotados até aos corredores com pessoas engripadas e sem capacidade de resposta.
Outono e Inverno vai ser uma incognita, ninguem pode prever a amplitude da gravidade. Deveria o governo, as familias e as instituicoes reunirem se frequentemete para chegarem a um amplo acordo e com muitas solucoes e deixarem se de teorias e ideias porque pessoas sao seres humanos e precisai de solucoes, respostas para proceguirem as suas vidas.