/

Descoberta de novo dinossauro preenche lacuna na sua história evolutiva

Uma nova espécie de dinossauro encontrada na Suíça preenche uma lacuna na história evolutiva dos saurópodes. Os ossos já foram encontrados há várias décadas, mas pensavam que pertencia a uma espécie já conhecida.

Os dinossauros foram o grupo dominante de animais na Terra por mais de 150 milhões de anos. Os saurópodes herbívoros de pescoço comprido, como o brontossauro, o diplodoco e o braquiossauro, provavelmente estão entre os dinossauros mais famosos, em parte graças ao seu enorme tamanho e formato estranho do corpo. Alguns dos maiores saurópodes mediam até 37 metros de comprimento.

Mas menos conhecido é que eles descendem de criaturas muito menores, de duas pernas, omnívoras ou herbívoras, conhecidas como sauropodomorpha. Uma equipa de investigadores identificou recentemente uma nova espécie de dinossauro que representa o passo evolutivo conhecido mais antigo entre sauropodomorpha e saurópodes, de há cerca de 225 milhões de anos.

Os sauropodomorpha estavam entre os primeiros dinossauros que existiram durante o final do período Triássico, de há cerca de 230 milhões de anos. Durante esse período, os dinossauros ainda não eram o grupo dominante de animais na Terra e tiveram que compartilhar o mundo com outros animais.

No final do Triássico e no Jurássico mais antigo, as mudanças ambientais levaram à evolução de predecessores maiores e mais imediatos de saurópodes. Esses dinossauros eram maiores, tinham pescoços mais longos, comiam apenas plantas e, mais importante, andavam em quatro patas devido ao seu tamanho.

O novo dinossauro, batizado de Schleitheimia, enquadra-se nessa categoria. Alguns dos seus ossos foram encontrados pela primeira vez na Suíça, em 1915. Outros foram encontrados em Hallau, perto de Zurique, na década de 1940, e outros da mesma camada geológica foram descobertos em Schleitheim, também perto de Zurique, na década de 1950. Mas, durante anos, acreditava-se que esses fósseis pertencessem a uma espécie anterior de sauropodomorpha.

Agora, a equipa de investigadores descobriu várias adaptações do tipo saurópode nas vértebras dorsais (coluna vertebral), no fémur (osso da perna) e na região pélvica ou do quadril. O estudo foi publicado, este mês, na revista científica Swiss Journal of Geosciences.

Todas essas adaptações sugerem que o dinossauro era mais pesado e andava principalmente em quatro patas, por isso não podia ser um plateossauro, como pensado anteriormente. Tinha que ser outra coisa e, de facto, acabou mesmo por ser algo novo.

A análise dos paleontólogos sugere que o novo dinossauro, Schleitheimia, era na verdade um tipo intermediário entre sauropodomorpha e saurópodes.

Isto torna o Schleitheimia especial de duas maneiras. Primeiro, é muito mais antigo do que os outros tipos de dinossauros de transição conhecidos entre sauropodomorpha e saurópodes. E segundo, é a primeira forma de transição conhecida da Europa.

O que é ainda mais interessante é que alguns fósseis de Schleitheimia foram encontrados na mesma pedreira que um plateossauro. Isto significa que sauropodomorpha ancestrais e as formas de transição compartilharam o mesmo habitat durante um tempo. Eventualmente, no entanto, os saurópodes tomaram conta do meio ambiente.

Talvez o tamanho e o pescoço mais longo tenham ajudado a procurar comida. No início do período jurássico, há cerca de 170 milhões de anos, os saurópodes já viviam em todo o mundo, da China à Argentina. Schleitheimia oferece mais uma peça do quebra-cabeças sobre o que aconteceu na história muito antiga dos saurópodes na Terra.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.