/

Traumas na infância e um pai “sociopata”. As revelações do livro da sobrinha de Trump

1

Nathan Congleton / Flickr

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho.

No livro, que já chegou às mãos de vários jornalistas norte-americanos, Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano, traça o retrato de Donald Trump com base na sua infância e relações familiares, sobretudo com o pai e o irmão mais velho, Freddy Trump.

Segundo a publicação, a infância do milionário que se tornou Presidente foi marcada por abuso emocional e manipulação pelo pai Fred Trump Senior que, de acordo com Mary Trump, “destruiu” Donald Trump e estropiou “a sua capacidade de desenvolver e experienciar todo o espectro das emoções humanas”.

Donald queria agradar o pai, cuja aprovação era difícil. Mary Trump chega até a descrever Fred Trump Sr como “sociopata” que terá contribuído para que o filho tenha desenvolvido “comportamentos retorcidos“, como o de ver as pessoas apenas “pelo aspeto monetário” ou usar o “engano como forma de vida”, revala o The New York Times.

O livro aborda ainda a relação que Donald Trump manteve com o seu irmão mais velho, Freddy Jr., que morreu de problemas ligados ao alcoolismo quando Mary tinha apenas 16 anos. A autora aponta o avô como principal responsável pelo declínio do seu pai, ao pressioná-lo a trabalhar no império imobiliário da família e ao acusar o filho de não ser duro o suficiente.

“O Fred odiava quando o seu filho mais velho fazia uma asneira ou não conseguia intuir o que era suposto fazer, mas odiava ainda mais quando, depois de ser chamado à pedra, ele pedia desculpa”, lê-se no livro.

Donald Trump acabou por se moldar à imagem daquilo que o pai desejava, segundo Mary Trump, que é também psicóloga clínica, apontando traços narcisistas ao tio. “A única maneira de Donald escapar ao mesmo destino era formar a personalidade dele para servir os propósitos do pai. É isso que os sociopatas fazem: atraem os outros e usam-nos para os seus próprios fins.”

O diário britânico aponta que quando o irmão do Presidente faleceu, aos 42 anos vítima de um ataque cardíaco, a família enviou-o para o hospital sozinho. Mary Trump conta, inclusive, que o tio, Donald Trump, foi “ver um filme” na noite seguinte, enquanto o irmão morria sozinho no hospital.

Em Too Much and Never Enough: How My Family Created the World’s Most Dangerous Man (Demasiado e Nunca Suficiente: Como a Minha Família Criou o Homem Mais Perigoso do Mundo), outro dos episódios relatados por Mary Trump remete para a entrada de Donald Trump na faculdade. Segundo a sobrinha, Donald pagou a outra pessoa para fazer o teste de admissão na Wharton Business School.

“Donald temia que a sua média, longe das melhores da turma, o pudesse deixar de fora. Por isso, contratou Joe Shapiro, um rapaz com reputação de ser muito inteligente, para fazer o exame de admissão por ele”, escreveu Mary Trump.

Com o anúncio do livro de Mary Trump, que revela detalhes sobre as intrigas familiares e as batalhas judiciais, a família tentou a todo a custo impedir a publicação da obra. Robert Trump, o outro irmão do Presidente dos EUA, interpôs uma acção num tribunal nova-iorquino, alegando uma violação do acordo de confidencialidade.

O tribunal suspendeu temporariamente o lançamento do livro no dia 1 de julho, mas a interdição foi levantada no dia seguinte por um juiz de recurso.

Para a próxima sexta-feira, está marcada uma nova audição, onde será conhecida a decisão final. No entanto, a editora Simon & Schuster já antecipou a data de lançamento e o livro já chegou aos media.

ZAP //

1 Comment

  1. Que ele é instável, pouco seguro e arrogante, nota-se perfeitamente, o que começo a estranhar mais ainda, é sobretudo em regimes democráticos não haver uma selecção mais aprofundada da qualidade e capacidade dos candidatos a presidente e não só. A situação começa a tornar-se insustentável e perigosa!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.