/

“Armada espanhola” assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

1

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros

No último ano e meio, foram adjudicados 1.431 milhões de euros em obras públicas em Portugal, sendo que apenas 444,8 milhões de euros foram para empresas de construção nacionais, precisa o mesmo matutino.

Portugal ficou com pouco mais de 30% das obras públicas lançadas no último ano.

As empresas estrangeiras — sobretudo “armada espanhola” como é chamada no setor, constituída pelas cinco maiores empresas com a atuação em Portugal (FCC, Ferrovial, Dragados, Sacyr , Acciona) — já ganharam contratos de mil milhões de euros em Portugal.

A tendência na atribuição das obras maioritariamente a empresas estrangeiras começou já no tempo da troika, mantendo-se desde então.

O jornal Público avança estes números um dia antes de o Parlamento levar a discussão alterações ao código dos contratos públicos por proposta do Governo.

O debate passa por eliminar os preços anormalmente baixos que surgem em algumas propostas, assim como evitar que outros concursos fiquem desertos, uma vez que os preços de referência com que são lançados estão desajustados da realidade.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.