/

“Mendoexit”. Há uma província que quer separar-se da Argentina

Na Argentina, há uma campanha que pede a independência da província de Mendoza do resto do país, enojados com a quantidade de ajuda que o Governo concederá ao local para enfrentar a pandemia de coronavírus.

O movimento “Mendoexit” (trocadilho que se refere à saída do Reino Unido da União Europeia) aumentou tanto que o ex-governador da província e o atual vice, Alfredo Cornejo, referiu o assunto esta segunda-feira, em entrevista à Rádio Nihuil, e disse que é um plano que é necessário “começar a pensar seriamente”.

A campanha nasceu em dezembro de 2019, como uma iniciativa de locais de Mendoza que lamentavam a vitória do peronismo nas eleições nacionais. Agora, a este slogan juntou-se a manifestação devido ao atraso num projeto hidrelétrico fundamental para a província, em Portezuelo del Viento, e o facto de ser a segunda província que receberá menos recursos do Governo de Alberto Fernández para enfrentar a crise de saúde pública e económica – 27 milhões de dólares.

Cornejo é presidente da União Cívica Radical (partido que integra a aliança da oposição Together for Change). O seu sucessor, o atual governador Rodolfo Suárez, pertence ao mesmo espaço. Segundo Cornejo, o Poder Executivo “pune” a província porque o seu Governo pertence a outra bandeira política. “A nação está a forçar Mendoza a afirmar-se nos seus valores”, disse o ex-presidente local.

No entanto, Cornejo reconhece que, devido à crise de saúde que o país está a enfrentar devido ao novo coronavírus, o slogan “MendoExit” não se poderá tornar realidade já. “Mendoza tem tudo para viver como um país independente, mas não o possui hoje. Hoje, precisa da Argentina, embora hoje a Argentina prejudique Mendoza na sua classificação de risco”, disse o governador anterior sobre a medida para manter a quarentena.

Localizada no centro-oeste do país, na fronteira com a Cordilheira dos Andes, Mendoza é caracterizada pela sua beleza natural única, o que a torna um dos destinos turísticos mais importantes da Argentina. Além disso, possui uma produção de vinho de renome mundial e é a quarta província na extração de petróleo e gás convencional.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.