/

Há 10 interessados na posição de Isabel dos Santos na Efacec

1

Eneias Rodrigues / Lusa

São dez os interessados em comprar os 67,2% que Isabel dos Santos detém na Efacec e que apresentaram esta sexta-feira, no último dia do prazo, propostas não vinculativas para ficar com a posição da filha do ex-Presidente angolano.

Esta sexta-feira, a Efacec anunciou ter recebido “cerca de uma dezena” de propostas não vinculativas de grupos industriais e fundos de investimento, nacionais e internacionais, para aquisição dos 67,2% de capital de Isabel dos Santos na empresa.

Numa nota enviada à Lusa no último dia do prazo para apresentação de propostas, o Conselho de Administração da Efacec Power Solutions considera que “o conjunto de propostas rececionadas evidencia o valor económico e estratégico reconhecido à Efacec no panorama nacional e internacional, nos setores da energia, mobilidade e ambiente”.

Segundo refere, no âmbito da alteração da estrutura acionista do grupo Efacec “foram entregues hoje cerca de uma dezena de propostas não vinculativas (non-binding) à Stormharbour, SL”, entidade responsável por assessorar o processo.

“À semelhança das entidades que manifestaram interesse no processo, as propostas não vinculativas foram apresentadas por entidades/investidores com diferentes perfis, nomeadamente grupos industriais e fundos de investimento, quer nacionais, como internacionais”, adianta.

Segundo acrescenta, “segue-se agora o processo de diálogo necessário entre todos os stakeholders relevantes para a prossecução do processo de alteração acionista”.

A saída da filha do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, do capital da Efacec acontece na sequência do envolvimento do seu nome no caso Luanda Leaks, no qual o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou, em 19 de janeiro, mais de 715 mil ficheiros que detalham alegados esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido que lhes terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano através de paraísos fiscais.

A empresária angolana entrou no capital da Efacec Power Solutions em 2015, após comprar a sua posição aos grupos portugueses José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves, que continuam ainda a ser acionistas da empresa, enfrentando atualmente o grupo sérias dificuldades de financiamento devido à crise acionista que atravessa.

A situação levou já o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras e Energia (Site-Norte) a reclamar, por diversas vezes, a nacionalização da Efacec, de forma a por a empresa “ao serviço do país” e a garantir a manutenção dos mais de 2.500 postos de trabalho.

“Todo o país concorda que a Efacec é uma empresa estratégica, altamente tecnológica e essencial para Portugal. Exigimos que o Governo proceda ao controlo público do grupo Efacec e à sua integração no setor empresarial do Estado”, sustentou o sindicato num comunicado distribuído na segunda-feira aos trabalhadores da empresa.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Esta noticia contém informações erradas! Isabel dos Santos não é accionista da Efacec. Quem é accionista da Efacec é uma empresa controlada por IS com sede na ilha de Malta que se chama Winterfell. Nessa empresa, IS é sócia de uma empresa pública angolana de distribuição de energia eléctrica, a Ende. Além disto, IS não comprou nenhuma participação à Efacec sgps (e não a Power Solutions). Foi feito um aumento de capital no qual foi permitida a entrada da Winterfell com os tais 67,2% das acções. Sr. Jornalista, tem de haver rigor de conteúdo, mesmo que esse conteúdo tenha um carácter acessório relativamente ao foco da notícia porque de contrário criam-se ideias distorcidas aos leitores com eventuais prejuízos para todos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.