/

Três detidos no Irão por tentarem vender bebés através do Instagram

As autoridades iranianas prenderam três indivíduos, acusados de estarem a tentar vender dois bebés através do Instagram.

Três homens foram detidos pelas autoridades do Irão quando tentavam vender bebés online, através da rede social Instagram, de acordo com a agência semi-oficial iraniana de notícias da ISNA, citada pelo Diário de Notícias.

Um bebé de 20 dias e uma criança de dois meses foram resgatados da rede de venda de crianças online. Segundo o chefe de polícia de Teerão, Hossein Rahimi, foi identificado um terceiro bebé, mas ainda não foi localizado.

Os bebes estavam a ser anunciados no Instagram, sendo que uma criança estava a ser vendida por 8.500 euros (400 milhões de riyals iranianos) e a outra por 10.500 euros (500 milhões de riyals). As crianças terão sido compradas a “famílias pobres”, uma por 1.100 euros e a segunda por 2.000 euros.

À CNN, um porta-voz do Facebook, que detém o Instagram, disse que a empresa estava a investigar os factos. “Não permitimos conteúdo ou comportamentos no Instagram que possam levar à exploração humana, o que inclui a venda de crianças para adoção ilegal. Estamos cientes dos relatos dessa atividade e continuamos a investigar.”

A tentativa de venda de crianças não é algo novo no Irão. O país encontra-se entre os 21 de “terceiro escalão” no Relatório anual sobre tráfico de pessoas do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que classifica os países que incluem os piores criminosos no tráfico de pessoas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.