/

Mais uma morte e 377 novos casos de covid-19 em Portugal

Miguel A. Lopes / Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) deste sábado, Portugal regista mais um óbito e 377 novos casos de covid-19. 

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado este sábado, revela que, nas últimas 24 horas, foram registados mais 377 casos de infeção por covid-19, o que representa uma subida de 1% – igual à subida de sexta-feira.

Dos 377 novos casos, 282 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, 59 no Alentejo, 19 no Algarve, 11 na região Centro e seis no Norte. Açores e Madeira continuam sem alteração.

Nas últimas 24 horas, uma pessoa morreu infetada com covid-19, um aumento de 0,1%. O óbito foi registado no Norte. Na sexta-feira, houve três óbitos (0,2%). O país contabiliza agora 1.528 óbitos.

No total, Portugal agora regista 38.841 casos confirmados em Portugal desde o início da pandemia. Destes, 24.906 estão recuperados (mais 429 em 24 horas)

Aguardam resultado das análises 1.771 pessoas (mais 241), havendo 30.852 pessoas (mais 1.806) em vigilância pelas autoridades de saúde.

Surto em lar de Reguengos pode já estar na comunidade

O surto de covid-19 detetado esta semana num lar de Reguengos de Monsaraz, que já registou 56 casos positivos, pode já estar instalado na comunidade.

O foco detetado esta semana conta já com 56 testes positivos, de 40 utentes e 16 funcionários, segundo a última atualização da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo), que aguarda ainda o resultado de 47 testes, entre os quais três que tiveram um primeiro resultado inconclusivo.

Em conferência de imprensa, Augusto Santana de Brito, a Autoridade Local de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alentejo Central, referiu que a investigação epidemiológica, “a decorrer”, já se estende a contactos de funcionários e utentes com pessoas de concelhos vizinhos de Reguengos de Monsaraz e apelou a cuidados redobrados por parte da população dessa região.

A testagem, de acordo com Santana de Brito, vai depender agora da investigação epidemiológica, mas estão já a ser tomadas diversas medidas de prevenção no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, onde o surto foi detetado.

“Foram canceladas todas as visitas, cessaram as atividades conjuntas, entre as quais as refeições, cessou a atividade da creche adjacente ao lar, por precaução, estão a ser criadas alas diferentes para os utentes que testaram positivo ou negativo e reforçaram-se as medidas de higienização da instituição”, elencou o responsável da Autoridade Local.

Com exceção de um único caso que ficou internado em enfermaria, no Hospital do Espírito Santo, em Évora, todos os utentes que testaram positivo encontram-se em residências de familiares ou na instituição, pois a autoridade local considera que “em utentes com esta idade pode ser contraproducente retirá-los” para outros locais.

“O Centro de Saúde está, neste momento, a avaliar todos os utentes no sentido de perceber quais possam precisar de cuidados diferenciados”, explicou o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, José Robalo.

Quanto aos 16 funcionários que testaram positivo, estes encontram-se em isolamento nas suas residências, pelo que os serviços do lar afetado vão ser reforçados com 15 técnicos especializados, cedidos pela Segurança Social, que vai assegurar, também, o fornecimento de equipamentos de proteção individual adequados.

José Robalo explicou ainda que teve conhecimento na quinta-feira de manhã de um utente do lar que tinha sido transportado para o serviço de urgência do hospital de Évora e que nessa tarde iniciaram “de imediato” os testes a todos os 105 funcionários e 83 utentes.

Apesar dos números “preocupantes” e das suspeitas de que a infeção possa estar já disseminada na comunidade local, a responsável da Autoridade Regional de Saúde Alentejo, Filomena Araújo, garantiu que a autoridade “estava preparada” para os testes e para a investigação epidemiológica e avançou que tem capacidade para, em caso de necessidade, efetuar entre 400 e 500 testes diários.

Por outro lado, apelou à responsabilidade civil da população no sentido de travar o surto epidemiológico que se alastra na região alentejana.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.