/

Um vulcão pode estar “escondido” sob o coração da Europa

byteorder / Flickr

Um dos lagos “maars” na região alemã de Eifel

Informações recolhidas por milhares de antenas GPS revelarem um movimento no solo significativamente mais alto do que o esperado no coração da Europa, entre o centro-oeste da Alemanha e as regiões vizinhas.

O movimento é um novo indício de vulcanismo, podendo indicar que um vulcão ativo se “esconde” sob o coração da Europa, a 400 quilómetros de profundidade, frisa o jornal ABC.

A área terrestre da região em causa move-se para cima e para fora sobre uma grande área centralizada na região alemã de Eifel, estendendo-se também para o Luxemburgo, leste da Bélgica e a província mais a sul dos País Baixos, Limburgo.

Os novos dados, frisam os cientistas no novo estudo que foi esta semana publicados na revista cientifica científica especializada Geophysical Journal International, não implicam uma erupção vulcânica iminente, nem se sabe se esta alguma vez ocorrerá.

As novas informações captadas pelas antenas GPS chamaram a atenção dos especialistas, que acreditam que a área e eventuais movimentos devem ser monitorizados.

“A descoberta não significa que uma explosão ou terremoto esteja iminente ou que seja mesmo possível novamente nesta área (…) Nós e outros cientistas planeamos continuar a acompanhar esta área, recorrendo a uma uma variedade de técnicas geofísicas e geoquímicas, de forma a melhor entender e quantificar os potenciais riscos” associadas ao vulcanismo, explicam os cientistas citados em comunicado.

Tanto este estudo como outro anterior sobre a mesma área indica que Eifel é um sistema vulcânico ativo, detalha a agência espanhola Europa Press.

A região de Eifel, localizada entre as cidades de Aachen, Trier e Koblenz, é a “casa” de muitas características vulcânicas antigas, incluindo os largos circulares conhecidos como “maars”. Trata-se de remanescentes de violentas e antigas explosões vulcânicas, como a que deu origem a Laacher See, o maior lago de toda a região.

Acredita-se que a erupção que criou este lago tenha ocorrido há 13.000 anos, tendo um poder explosivo semelhante à violenta erupção do Monte Pinatubo, nas Filipinas, em 1991.

O novo estudo, levado a cabo por cientistas da Universidade do Nevada e da Califórnia (Estados Unidos), recorreu a milhares de dados de antenas de GPS comerciais e estaduais da Europa Ocidental para determinar como é que o solo se move vertical e horizontalmente à medida que a crosta da Terra é empurrada e esticada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.