/

“Never again”. Estudantes nos EUA vão aprender mais sobre o Holocausto

Estudantes norte-americanos vão passar a aprender mais coisas sobre o Holocausto, numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo.

De acordo com a revista Newsweek, o Presidente norte-americano, Donald Trump, prepara-se para assinar o Never Again Education Act, depois de, já este ano, o projeto de lei ter sido aprovado na Câmara dos Representantes e no Senado.

O projeto de lei assegura financiamento para programas educacionais sobre o Holocausto e cria workshops regionais para ajudar os professores do Ensino Básico e do Secundário a incorporar estes conteúdos programáticos.

Vern Buchanan, congressista que representa o 16.º distrito da Flórida, foi uma das pessoas responsáveis por esta proposta de lei. A Flórida é um dos 12 estados do país que exige que as suas escolas deem matéria sobre este terrível episódio da nossa História.

O antissemitismo não tem lugar no nosso país, especialmente nas nossas escolas. Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para combater esta malévola ideologia”, afirmou o congressista, citado pela revista.

“O aumento do antissemitismo que temos visto na Flórida e em todo o país é inaceitável. Devemos negar a estas pessoas a oportunidade de espalhar este ódio entre os nossos estudantes”, acrescentou.

A aprovação da lei acontece numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo. No ano passado, um relatório da Liga Anti-Difamação (ADL) revelou que houve um número recorde de incidentes anti-semitas (2.017), um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

Segundo a mesma revista, os níveis de desconhecimento sobre este episódio da História entre os norte-americanos são claros, como mostra a pesquisa, de 2018, da Conferência de Reivindicações, que revelou “lacunas significativas”.

Nesse estudo, quase um terço dos norte-americanos (31%) disse acreditar que substancialmente menos de seis milhões de judeus foram mortos. Além disso, 11% admitiram não ter conhecimento ou não ter a certeza do que foi o Holocausto.

A pesquisa também descobriu que quase metade dos norte-americanos (45%) não consegue dizer o nome de um campo de concentração nazi, conclui a Newsweek.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.