“Never again”. Estudantes nos EUA vão aprender mais sobre o Holocausto

Estudantes norte-americanos vão passar a aprender mais coisas sobre o Holocausto, numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo.

De acordo com a revista Newsweek, o Presidente norte-americano, Donald Trump, prepara-se para assinar o Never Again Education Act, depois de, já este ano, o projeto de lei ter sido aprovado na Câmara dos Representantes e no Senado.

O projeto de lei assegura financiamento para programas educacionais sobre o Holocausto e cria workshops regionais para ajudar os professores do Ensino Básico e do Secundário a incorporar estes conteúdos programáticos.

Vern Buchanan, congressista que representa o 16.º distrito da Flórida, foi uma das pessoas responsáveis por esta proposta de lei. A Flórida é um dos 12 estados do país que exige que as suas escolas deem matéria sobre este terrível episódio da nossa História.

O antissemitismo não tem lugar no nosso país, especialmente nas nossas escolas. Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para combater esta malévola ideologia”, afirmou o congressista, citado pela revista.

“O aumento do antissemitismo que temos visto na Flórida e em todo o país é inaceitável. Devemos negar a estas pessoas a oportunidade de espalhar este ódio entre os nossos estudantes”, acrescentou.

A aprovação da lei acontece numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo. No ano passado, um relatório da Liga Anti-Difamação (ADL) revelou que houve um número recorde de incidentes anti-semitas (2.017), um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

Segundo a mesma revista, os níveis de desconhecimento sobre este episódio da História entre os norte-americanos são claros, como mostra a pesquisa, de 2018, da Conferência de Reivindicações, que revelou “lacunas significativas”.

Nesse estudo, quase um terço dos norte-americanos (31%) disse acreditar que substancialmente menos de seis milhões de judeus foram mortos. Além disso, 11% admitiram não ter conhecimento ou não ter a certeza do que foi o Holocausto.

A pesquisa também descobriu que quase metade dos norte-americanos (45%) não consegue dizer o nome de um campo de concentração nazi, conclui a Newsweek.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …