/

A pandemia separou casais de namorados. Dinamarca abre fronteiras a quem prove estar numa relação

Maxim Shipenkov / EPA

Esta segunda-feira, a Dinamarca diminuiu o controlo na fronteira com outros países nórdicos e com a Alemanha para que casais transfronteiriços, separados pela pandemia, se reencontrem.

A partir desta segunda-feira, os casais separados pela pandemia podem finalmente estar juntos. O Governo dinamarquês autorizou a entrada de pessoas que vivem nos países nórdicos e na Alemanha e estejam numa relação com alguém residente na Dinamarca.

No entanto, os casais devem provar que estão numa relação, mostrando fotografias, mensagens e emails e disponibilizando às autoridades informações como o nome, a morada e o contacto da pessoa que reside na Dinamarca.

Além disso, têm de garantir que a relação é “séria“, o que para as autoridades significa que já dura “há cerca de seis meses” e que envolveu, noutras ocasiões, contacto presencial e não apenas online ou chamadas telefónicas.

Segundo a BBC, as autoridades judiciais indicaram que estas medidas serão aliviadas nos próximos dias, até ao momento em que baste um carta assinada pelo casal. “Se uma pessoa disser que está num relacionamento e o declarar por escrito, basta”, referiu Nick Haekkerup, ministro da Justiça, à emissora local TV2.

Apesar de ser uma boa notícia para os casais separados pela pandemia de covid-19, a decisão do Governo dinamarquês já provocou protestos, por colocar em causa a privacidade.

“As pessoas podem levar uma fotografia ou uma carta de amor. Sei que são coisas muito íntimas, mas a decisão de deixar entrar outra pessoa no país depende, em última análise, do julgamento de cada agente da polícia”, disse Allan Dalager Clausen, da polícia dinamarquesa, à rádio DR.

A Dinamarca fechou as fronteiras para não-cidadãos a 14 de março para conter a propagação do novo coronavírus. O país registou 11.428 casos e 563 mortes por covid-19.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.