/

90 jogos em 2 meses. Plano da Liga para o regresso do campeonato prevê futebol quase todos os dias

António Cotrim / Lusa

As últimas 10 jornadas do campeonato vão disputar-se de 4 de Junho a 26 de Julho, anunciou a directora executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga Portugal), Sónia Carneiro, numa entrevista onde realça que “os adeptos irão matar toda a fome de bola” com jogos “praticamente todos os dias”.

Teremos futebol de segunda a domingo, excepto em alguns dias de Julho em que não será possível”, salienta Sónia Carneiro em entrevista ao programa “Bola Branca” da Rádio Renascença.

Assim, “os adeptos irão matar toda a fome de bola que tiveram durante estes dois meses e meio de confinamento”, considera a responsável da Liga Portugal.

Os detalhes finais do plano de regresso do campeonato ainda estão a ser ultimados, mas Sónia Carneiro antecipa que os últimos 90 jogos do campeonato vão disputar-se entre 4 de Junho e 26 de Julho.

A directora executiva da Liga Portugal nota que o calendário dos jogos deverá ser divulgado, “provavelmente, ainda dentro desta semana”.

“Serão oito semanas garantidas de futebol. Oito semanas fantásticas”, vaticina desde já Sónia Carneiro, notando que a Liga Portugal e os clubes estão “a trabalhar com os operadores para optimizar horários e preencher o calendário o mais possível com o número máximo de dias com jogos”.

“Vai haver alturas em que teremos jogos todos os dias”, nota a responsável da Liga Portugal.

“Os clubes estão a fazer um grande esforço nesse sentido e esse trabalho está a ser feito com os departamentos de futebol, para as equipas terem um período de descanso mínimo de três a quatro dias”, acrescenta.

Só não será possível ter jogos diários nas duas primeiras jornadas por haver “algum risco de lesões“, com “um espaçamento de quatro ou cinco dias” entre desafios, e na última jornada, “por razões regulamentares“, como destaca a responsável.

Sobre a vistoria aos estádios que vão acolher os jogos, para aferir as condições de higiene e segurança, Sónia Carneiro refere que “estão a correr bem” e que, até agora, “os planos de contingência dos clubes foram apresentados sem mácula”.

A directora-executiva da Liga Portugal prevê que até quarta-feira ou quinta-feira sejam divulgados “os relatórios finais e o quadro de estádios definido”.

Já é certo que os estádios de Belenenses, Santa Clara, Famalicão e Moreirense não vão acolher jogos por falta de condições.

O Belenenses e o Santa Clara vão, deste modo, jogar na Cidade do Futebol como casa emprestada, enquanto que o Famalicão receberá os clubes visitantes no Estádio do Gil Vicente, em Barcelos, e o Moreirense no Estádio do vizinho Vitória de Guimarães.

Quanto aos Estádios de Paços de Ferreira, Desportivo das Aves, Rio Ave, Portimonense, Tondela e Vitória de Setúbal, que são “de nível 2 e 3 e tiveram uma vistoria prévia por uma entidade certificada pela Direcção-Geral da Saúde”, ainda não estão descartados, como nota Sónia Carneiro.

O Aves já ameaçou impugnar o campeonato se não lhe for possível jogar no seu estádio e o Benfica não aceitará jogar com o Rio Ave no Estádio do Dragão. Mas a directora executiva da Liga Portugal minimiza este tipo de posições.

“Sinto um envolvimento muito grande de todos os clubes. O que nos chega diariamente à Liga é uma vontade imensa de todos os clubes de recomeçarem a competição, de colocar o talento dos seus atletas no relvado”, conclui Sónia Carneiro.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.