/

Ilhas Faroé são o primeiro território europeu livre de covid-19

O arquipélago autónomo, que faz parte da Dinamarca, anunciou não ter qualquer caso ativo de covid-19. A sua taxa de testes é a mais elevada do mundo.

Bárður á Steig Nielsen, primeiro-ministro do território, declarou que as Ilhas Faroé conseguiram “o que muito poucos outros países alcançaram“: não ter qualquer caso ativo de covid-19. “Isto foi possível porque as pessoas, as famílias e as organizações agiram com responsabilidade em condições muito difíceis”, disse o governante, citado pelo El Mundo.

Com um total de 187 casos e nenhuma morte, o pico de infetados com o novo coronavírus (112) foi atingido a 22 de março. Em termos relativos, as Ilhas Faroé são o território com a mais elevada taxa de testes de rastreio à covid-19 do mundo.

Apesar de não ser um feito extraordinário, dado que o território tem uma população de apenas 48.500 pessoas, esta será uma das razões do sucesso das Ilhas Faroé, enquanto a própria Dinamarca luta contra a pandemia.

Além da testagem, o segredo estará também na adoção de medidas de restrição semelhantes às que se observaram na generalidade do continente europeu, com encerramento de escolas e estabelecimentos comerciais, apesar de o confinamento não ter sido obrigatório.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.