Cerca de dois terços da população portuguesa estão a receber algum tipo de apoio do Estado durante a pandemia de covid-19.
De acordo com o Jornal de Notícias, que avança com os números esta segunda-feira na sua edição impressa, há, neste momento, 171 mil e 323 beneficiários do apoio à família excecional pago aos pais de crianças cujas escolas ou creches encerraram.
Há ainda registo de 1,2 milhões de trabalhadores estão abrangidos pelo lay-off simplificado; mais de 40 mil trabalhadores estão em isolamento profilático; 180 mil trabalhadores independentes com quebra total de atividade pediram ajuda.
Aos mais de dois milhões de pensionistas do Estado e quase meio milhão da Caixa Geral de Aposentações, somam-se ainda centenas de milhares de prestações pagas pela Segurança Social a doentes, viúvos, pessoas inválidas e portugueses abaixo do limiar da pobreza.
O mesmo matutino refere ainda que a covid-19 veio exigir do Estado apoios sociais que se somaram a quase 5,6 milhões de prestações, em fevereiro, para ultrapassar os 7,1 milhões no mês seguinte.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe